Jovens criaram projetos para solucionar desafios sociais no Concelho

18.03.2022

Imagem de apresentação de projeto

Novas ideias para solucionar desafios sociais no Concelho, tendo como objetivo promover a qualidade de vida neste território, foram criadas por jovens no âmbito do “Reboot TV”, um evento organizado pela Câmara Municipal, que decorreu entre os dias 11 e 13 de março, a partir do Centro de Artes e Criatividade.

A dinâmica do evento, concebida pela 4Change Consulting (entidade que formulou também o conceito do mesmo) e que contou com o apoio da Associação Discurso Paralelo, passou pela constituição de equipas (que envolveram 21 jovens, de entre os quais alunos do curso de Intervenção Social e Comunitária do polo de Torres Vedras do Politécnico de Leiria), que estiveram no “terreno” para contactar com problemas concretos e desenvolver protótipos de soluções.

Tratou-se de uma experiência imersiva junto da comunidade, sendo que no primeiro dia do evento os participantes visitaram as áreas de reabilitação urbana de Santa Cruz e da Encosta de S. Vicente, onde tiveram a oportunidade de efetuar observação-participante e realizar entrevistas. No segundo dia as ideias foram testadas no “terreno”.

No âmbito deste bootcamp, recorreu-se às novas tecnologias, nomeadamente, para a recolha e registo de dados para o diagnóstico. Refira-se ainda que, com o apoio de facilitadores, foram utilizadas técnicas interativas (como design thinking e systems practice) para idear, modelar, prototipar e testar.

O trabalho de criação de ideias e o posterior teste das mesmas foi acompanhado por mentores de organizações relevantes do Concelho (Smart Farm Colab, Pegada Verde, Académico de Torres Vedras, Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras e Escola 4G). O evento contou também com a representação do corpo docente do curso de Intervenção Social e Comunitária do polo de Torres Vedras do Politécnico de Leiria.

Deste “Reboot TV” surgiram quatro projetos, mais concretamente: “Táxi do Bairro” (concebido por Bruna Alves, Renata Luís, Ana Viçoso e Isa Xavier), “Cinema Santa Cruz” (concebido por Beatriz Estevão, Roman Barabash, Margarida Caetano, Catarina Ângelo, Catarina Santos e Inês Esperança), “Move-te” (concebido por Maria Silva, Ana Gonçalves, Juliana Cerdeira, Cíntia Afonso, Érica Correia e Inês Azevedo) e “Histórias de S. Vicente” (concebido por Carolina Gomes, Raquel Silva, Ana Dionísio, Miguel Ramos e Sandra Canal).

Estes projetos foram comentados por um painel/júri constituído pelo padre Vítor Melícias (Centro Torriense de Estudos de Economia Social), Filipa Farelo (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social) e Frederico Costa (SEA – Agência de Empreendedores Sociais).

Seguir-se-á um período de mentoria, no qual as ideias apresentadas vão ser trabalhadas e amadurecidas, analisando-se e definindo-se as possibilidades de implementação das mesmas.

Última atualização: 21.03.2022 - 11:26 horas