“Idosos Saudáveis e Ativos - Património” recebeu Selo de Boa Prática de Participação

26.10.2022

Fotografia do momento em que a técnica da Câmara Municipal de Torres Vedras recebeu a distinção.

O projeto “Idosos Saudáveis e Ativos (ISA) Património” recebeu o Selo de Boa Prática de Participação da Rede de Autarquias Participativas. A distinção foi entregue na passada quinta-feira, 20 de outubro, à margem do 5.º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, que decorreu em Carcavelos.

A iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras foi uma das cinco práticas selecionadas para votação do público, no âmbito do Prémio de Boas Práticas de Participação. Ao todo foram apresentadas 14 práticas que foram avaliadas por um júri independente constituído pelo LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa.

O evento contou com a participação da vereadora da Cultura da Câmara Municipal e vice-presidente da Rede de Autarquias Participativas, Ana Umbelino, que integrou a sessão de abertura do segundo dia.

Anualmente, o Prémio de Boas Práticas de Participação tem como objetivo incentivar a implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.

O “ISA Património” consiste na qualificação e integração de seniores em locais de interesse público, histórico e cultural. Os seniores garantem o funcionamento regular e a abertura ao público de 10 igrejas do concelho de Torres Vedras, que passaram a estar acessíveis ao público de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00. Para isso, os cidadãos devem ter idade igual ou superior a 55 anos, estar em situação de reforma e residir no concelho de Torres Vedras.

Última atualização: 26.10.2022 - 12:22 horas