Governança foi debatida no terceiro fórum intermunicipal Torres Vedras/Lourinhã

19.10.2016

Pela terceira vez os municípios de Torres Vedras e da Lourinhã juntaram-se para um espaço de reflexão social.

“Novas respostas para Velhos Problemas – Governança Integrada” foi o tema do III Fórum Intermunicipal Torres Vedras/Lourinhã, o qual se realizou nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

“Governança e Território” , “Governança e Participação”, “Experiências Territoriais”, “Intervenção de proximidade – Capital Social e Território” e “Governança e Diversidade” foram os painéis que constituíram o programa do evento, o qual contou com oradores de excelência como Rui Marques (presidente do Instituto Padre António Vieira), Jan Olsson (presidente da REVES - European Network of Cities & Regions for the Social Economy), Catarina Selada (diretora da rede nacional de cidades inteligentes) e Toni Puig (professor de Marketing do Instituto de Governança e Gestão Pública, de Barcelona). A secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, marcou presença na abertura deste fórum, que teve a participação de cerca de 180 pessoas e incluiu ainda uma sessão do ciclo Café com Filmes (que é, recorde-se, dinamizado pelo Académico de Torres Vedras), por meio do qual foi exibido no átrio do edifício da Câmara Municipal o documentário “CATÁLISE – PROCESSO EM CURSO (Capacitação para a Transição Local e Inovação Social)”, da realizadora Patrícia Santos. Também integrado no evento esteve patente na entrada do Edifício dos Paços do Concelho uma instalação artística da autoria de Bruno Marques.

Ana Umbelino, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, salienta deste evento “os elevados níveis de participação de elementos de organizações do terceiro setor e organizações culturais e criativas de vários concelhos que se deslocaram propositadamente a Torres Vedras criando uma audiência eclética portadora de diferentes olhares”.

Recorde-se que o Fórum Social Intermunicipal Torres Vedras/Lourinhã emergiu de um primeiro Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social destes municípios, elaborado no âmbito da Rede Social.

Em 2006 e 2009 realizaram-se duas edições deste fórum, respetivamente em Torres Vedras e Lourinhã, nas quais abordaram-se as temáticas da "Inclusão Social", "Inovação e Responsabilidade Social das Organizações" e "Criatividade e Inovação".

De referir que este evento, organizado pelos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, contou nesta sua terceira edição com a parceria da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza e o apoio da empresa Móveis Rodrigues.

Última atualização: 29.10.2019 - 15:14 horas