Freguesias do litoral do Concelho contam com Gabinete de Inserção Profissional

18.06.2019

Fotografia do descerrar da placa

As freguesias do litoral do concelho de Torres Vedras contam com um novo serviço que visa reforçar a atuação do Serviço Público de Emprego no apoio à inserção profissional de desempregados. Trata-se do Gabinete de Inserção Profissional - GIP que abriu portas ontem, 17 de junho, na sede da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.

Na inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme, e o diretor do Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP de Torres Vedras, Carlos Pinto.

A abertura deste novo serviço resultou de uma candidatura apresentada pelo Município ao IEFP, entidade responsável pela coordenação da rede de Gabinetes de Inserção Profissional. Os Gabinetes de Inserção Profissional são estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os serviços de emprego, suportam a atuação destes no desenvolvimento de atividades que contribuem para a inserção ou reinserção profissional de desempregados.

O gabinete, sediado nas instalações da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, funciona em regime de itinerância semanal prestando também serviços nas freguesias da Silveira e de São Pedro da Cadeira. Estas freguesias são as que, no concelho de Torres Vedras, apresentam um índice de desemprego mais incidente.

A Autarquia desempenhará o papel de promoção e gestão financeira do GIP, cabendo ao IEFP a sua coordenação.

Última atualização: 18.06.2019 - 18:37 horas