Frederico Morais foi o vencedor do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House

15.04.2019

Fotografia de Frederico Morais no pódio do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House.

Frederico Morais foi o vencedor do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House, etapa de categoria 3000 do circuito mundial de qualificação (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril. Esta foi a primeira vez que um português conquistou o primeiro lugar da competição, que decorreu nas águas de Santa Cruz pelo quarto ano consecutivo.

O surfista sagrou-se vencedor este sábado, depois de ter enfrentado o marroquino Ramzhi Boukhiam, numa bateria em que cada um surfou sete ondas. Frederico Morais recebeu 3000 pontos a contar para o QS, ao somar um total de 13.60 pontos (em 20 possíveis) na final, enquanto o adversário ficaria pelos 10.34.

“Ganhar em casa, à frente destas pessoas, que me apoiaram incansavelmente, deixa-me sem palavras. É para isto que trabalhamos” afirmou o surfista. Sobre o resultado na prova, Morais confessou: “Estou sem palavras. É a minha segunda vitória de sempre no QS, a primeira foi no ano em que me qualifiquei para o World Tour [2016]. Não tive um bom início de ano na Austrália, por isso é que também estou aqui.”

Nas meias-finais, que também decorreram no sábado, Frederico Morais eliminou o francês Jorgann Couzinet, depois de ter eliminado o compatriota gaulês Nomme Mignot nos quartos de final.

Vasco Ribeiro foi o outro português que entrou na água no último dia da prova, ficando em 5º lugar ao ser afastado pelo brasileiro Luel Felipe. O surfista português fez 9.23 pontos, enquanto o brasileiro arrecadou 12.50. Desta forma, Vasco Ribeiro acumulou 1260 pontos para o circuito mundial de qualificação.

Sublinhe-se que ao longo dos vários dias de competição, que decorreu na Praia do Mirante, cerca de 100 crianças e jovens do concelho de Torres Vedras participaram em atividades de educação ambiental dinamizadas pelo serviço educativo do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e pelos parceiros Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e Águas do Tejo Atlântico. A dinamização da tenda pedagógica do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House contou ainda com o apoio da Valorsul, que disponibilizou “kits ecobags” e magnéticos “Código Reciclagem”.

[Fotografia: Pedro Mestre]

Última atualização: 05.07.2019 - 17:54 horas