Férias em cheio foram proporcionadas a crianças e jovens do concelho

04.08.2015

Crianças e jovens do concelho voltaram a ocupar o seu tempo de férias de verão de forma lúdica e educativa graças a iniciativas criadas pela Câmara Municipal para esse efeito.

Uma dessas foi o Tempo de Férias – verão 015, que decorreu entre 15 de junho e 31 de julho, e no qual se contabilizou cerca de 1460 participações. Foram muitas (e boas,,,) as atividades realizadas no âmbito deste programa: visitas a fábricas (da Riberalves e da Olá) e a locais de interesse cultural e pedagógico (Museu da Lourinhã, Mosteiro de Alcobaça, Museu Fortaleza de Peniche, Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia e Jardim Zoológico de Lisboa), ateliês de ciências no Centro de Educação Ambiental, sessões de cinema, idas ao Parque Aventura da Cova da Baleia, à Quinta Pedagógica da Caria, ao Vimeiro Clube Aventura, ao Parque Aquático de Santarém, ao Parque Aquático Mariparque, às Piscinas do Vimeiro e ao Santa Cruz Ocean Spirit, aulas de surf em Santa Cruz com a escola 3S e atividades radicais em parceria com a empresa Dinâmicas Naturais.

Já para jovens do concelho com o 3.º ciclo do ensino básico concluído foi proporcionada a iniciativa Faz e Acontece - Experiências vocacionais em contexto profissional. Durante o mês de julho 20 jovens participaram nesta iniciativa que lhes possibilitou não só a obtenção de alguma formação não formal dentro de áreas distintas, como ainda a convivência direta com algumas atividades profissionais que apesar de possuírem um cariz ocupacional, poderão ter um papel relevante na sua formação e desenvolvimento pessoal/social, já que lhes permitiu estarem integrados em ambiente real de trabalho.

As entidades envolvidas neste projeto foram as seguintes: Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras; Óticas - Oculista Central Torreense; Sociedade de História Natural; Junta de Freguesia da União de Freguesias de Torres Vedras e Matacães; Aeroclube de Torres Vedras; ClubL; Informestre - Equipamentos Informáticos; Cooperativa Cowork; Aristocão - Clinica Veterinária; Feel - Formação Profissional; Carsportif; Farmácia Torreense; Farmácia Santa Cruz; e Transforma.

Também o serviço educativo da Galeria Municipal realizou atividades de ocupação de tempo de férias, no seu caso de educação para a arte, nomeadamente em torno da exposição de Daniel Silvestre da Silva – “A Mãe que chovia” - (em que participaram 30 crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras) e da temática da Luz (em que participaram 20 crianças do programa de ocupação de tempos livres da junta de freguesia da União de Freguesias de Runa e Dois Portos) para além de uma oficina de continuidade que abordou a temática do Mar (que contou com a participação de 12 crianças).

Última atualização: 08.04.2020 - 19:54 horas