Externato de Penafirme é a primeira “Escola Azul” do concelho

31.01.2020

Fotografia em que se vê os responsáveis pelo Externato de Penafirme segurando a bandeira

O Externato de Penafirme foi o primeiro estabelecimento de ensino do concelho de Torres Vedras a receber a bandeira do projeto “Escola Azul”. A bandeira foi entregue na passada sexta-feira, 24 de janeiro, à margem de uma reunião de apresentação do programa que decorreu no Centro de Educação Ambiental.

A reunião teve como objetivo apresentar o programa às escolas das freguesias de São Pedro da Cadeira, Silveira e União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, as três freguesias que abrangem o litoral do Concelho.

O “Escola Azul” é um programa educativo do Ministério do Mar que promove a Literacia do Oceano, ou seja, a compreensão da influência que o oceano exerce no ser humano e vice-versa. A Literacia do Oceano pretende “incentivar cidadãos e stakeholders para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos.”

Uma Escola Azul estimula os alunos a “criar laços afetivos com o mar”, potenciando mudanças de atitude que permitam construir uma “sociedade mais azul”.

O programa distingue e orienta as escolas que trabalham temas relacionados com o mar, criando uma comunidade que aproxima o setor do mar, escolas, municípios, universidades e outras entidades que assumem um papel ativo na educação marinha.

Publicado: 31.01.2020 - 15:42 horas