Exposição recorda jogos e brinquedos de outros tempos

03.11.2022

Imagem da inauguração da exposição

Uma fisga, um carrinho de rolamentos, uma corda de saltar, um arcabuz feito com cana, um pião, uma boneca de milho, miniaturas de engenhos agrícolas feitos em madeira … São alguns dos objetos que se podem observar na exposição No meu tempo era assim…, a qual foi inaugurada no passado dia 28 de outubro, no Atelier dos Brinquedos, no âmbito do programa das Festas de Torres Vedras.

Nesta mostra de jogos e brinquedos tradicionais do Concelho estão também patentes objetos que remetem para memórias de infância, bem como um vídeo em que munícipes abordam essas memórias, contadas na primeira pessoa.

De referir que a concretização da exposição No meu tempo era assim… envolveu participantes dos projetos “Somos Comunidade” e “Clube Sénior”, bem como a colaboração de outros elementos da comunidade, que prontamente facultaram objetos e testemunhos da sua infância. Complementarmente, foi realizada uma investigação por meio da qual se obtiveram dados que sustentam a exposição.

Na inauguração da mesma esteve presente a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que referiu na ocasião que esta iniciativa faz parte de um trabalho de investigação que terá continuidade e permitirá construir uma cartografia das diferentes práticas associadas ao ato de brincar, no Concelho. Ainda segundo Ana Umbelino, a exposição No meu tempo era assim… constitui-se como um contributo para um conhecimento mais aprofundado da história da nossa comunidade, podendo também servir de inspiração para que as novas gerações encontrem formas de brincar mais sustentáveis.

A exposição No meu tempo era assim… está patente até 29 de janeiro, podendo ser visitada de 3.ª feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Refira-se ainda que esta exposição está a ser alvo de exploração pedagógica, por meio da realização de atividades dirigidas a diversos públicos.

Última atualização: 04.11.2022 - 12:03 horas