Experiências resultantes do projeto “Missão Educar III” foram disseminadas

06.03.2023

Imagem de participantes no projeto

A sessão de disseminação de experiências e resultados obtidos no âmbito do projeto “Missão Educar III” realizou-se no passado dia 1 de março, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

De recordar que por meio do projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa”, do qual decorre o "Missão Educar III", professores de escolas do Concelho têm acesso a experiências educativas no estrangeiro, com as quais se pretende melhorar as suas práticas profissionais e a própria política educativa e estruturas educativas do Concelho, sendo implementado por um consórcio constituído pelo Município e pelos agrupamentos de escolas de São Gonçalo, Henriques Nogueira, Madeira Torres e Padre Vítor Melícias.

O projeto “Missão Educar III”, o qual foi desenvolvido no âmbito da Ação-Chave 101 do Programa Erasmus+, consistiu em dois fluxos, tendo o primeiro acontecido em setembro de 2021, durante uma semana, sendo que, no âmbito do mesmo, quatro docentes participaram numa atividade de job shadowing (observação e acompanhamento em contexto laboral) nas escolas Vesalan Yksikkö (frequentada por alunos dos 6 aos 13 anos) e Ylikiimingin Yksikkö (frequentada por alunos dos 6 aos 16 anos), na cidade finlandesa de Oulu. Ana Maria Mendes e Anabela Vieira estiveram nesta primeira escola e Ana Sofia Bernardes e Maria Inês Guia na segunda, locais onde contactaram com práticas pedagógicas inovadoras assentes na autonomia dos alunos e nas novas tecnologias.

O segundo fluxo do “Missão Educar III” aconteceu em maio de 2022, envolvendo quatro docentes e uma técnica do Município, que frequentaram o curso estruturado Game-Based Learning and Gamification in the Classroom, que decorreu em Valência e Florença, também durante um período de uma semana. Clara Isabel Assis, Pedro Crispim e Rita Miranda usufruíram desse curso em Espanha, ao passo que Teresa Paula Antunes e Joel Gomes participaram no mesmo em Itália. Utilizar jogos em ambiente educativo e criar jogos aplicados a diferentes contextos educativos foram alguns dos objetivos da atividade.

Na referida sessão de disseminação marcou presença a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que enalteceu, no início da mesma, a importância do projeto “Missão Educar”, pelo facto de permitir o contacto com metodologias educativas mais inovadoras, proporcionando experiências que levam a uma melhoria da qualidade do ensino ministrado no Concelho. Laura Rodrigues confirmou na ocasião que o “Missão Educar – Professores em Ação na Europa” é para continuar, estando já previsto o projeto “Missão Educar IV”, o qual facultará 14 mobilidades.

A terminar a sessão de disseminação de experiências e resultados obtidos no âmbito do “Missão Educar III” foram entregues diplomas de participação a elementos que integraram o projeto.

Última atualização: 15.03.2023 - 10:52 horas