Evento voltou a convidar à fruição cultural no centro histórico de Torres Vedras

28.10.2020

Imagem do espetáculo

Dinamizar o centro histórico, nomeadamente proporcionando a fruição cultural em espaços recentemente requalificados desta zona de Torres Vedras, no período de final de verão, é o principal objetivo do “Largo Co(n)vida”, evento que este ano, ineditamente, se prolongou até outubro.

A Praça Dr. Alberto Avelino foi o local onde em 2020 tiveram lugar os espetáculos do evento, o qual se iniciou este ano na noite do dia 4 de setembro com um espetáculo de fados protagonizado pelo grupo Formas de Fado. O concerto de música de cariz tradicional apresentado pelo coletivo Foice no final da tarde do dia 10 de outubro foi o último espetáculo da edição de 2020 do “Largo Co(n)vida”.

Pelo meio, em noites de sábado, o “Largo Co(n)vida” proporcionou outros quatro espetáculos: a performance 02, uma criação da companhia PIA, que pretendeu levar à reflexão sobre o enfraquecimento das relações humanas devido à utilização de tecnologia, bem como sobre os crescentes níveis de poluição atmosférica; Asas d’Areia, um espetáculo/instalação concebido por Julieta Aurora Santos, que funde o vídeo documental e o conceptual com o circo, o qual se debruça sobre a temática dos povos migratórios, e mais concretamente sobre as questões relacionadas com a (sobre)vivência em campos de refugiados; a peça Sombras, representada pelo Teatro SÓ, que se constitui como uma reflexão acerca da violência doméstica; e a performance Objetoteca popular itinerante, concebida por Igor Gandra, em que se apresentou uma “enciclopédia popular dos objetos do quotidiano”.

De referir que no âmbito da edição deste ano do “Largo Co(n)vida” estava prevista a realização de um concerto do grupo Roncos do Diabo, no dia 24 de outubro, o qual foi cancelado tendo em conta as condições atmosféricas adversas que se verificaram.

Refira-se também que devido à atual situação de pandemia provocada pela doença COVID-19, este ano o acesso aos espetáculos do “Largo Co(n)vida” foi limitado a um número reduzido de espetadores, os quais tiveram de cumprir distanciamento físico e utilizar máscara de proteção respiratória.

Última atualização: 03.11.2020 - 15:10 horas