Equipa da Carvoeira distinguida no Campeonato Europeu de Robótica Júnior

05.06.2018

Entre os dias 29 de maio e 1 de junho decorreu em Montesilvano (Itália) o Campeonato Europeu de Robótica Júnior (RoboCupJunior).

Este campeonato visa promover a robótica e a inteligência artificial em escolas primárias e secundárias e está organizado por competições de robótica destinadas a jovens estudantes (abaixo de 19 anos). As competições do RoboCupJunior estão divididas em três ligas: Soccer, Rescue e OnStage.

O EURCJ 2018 foi a primeira edição do European RoboCup Junior e foi organizado pelo comité regional italiano do RoboCupJunior em colaboração com outros comités regionais europeus do RoboCupJunior.

O apuramento das equipas portuguesas para esta competição realiza-se anualmente no Festival Nacional de Robótica, que este ano decorreu em Torres Vedras, entre os dias 25 e 29 de abril.

A equipa Paz na Floresta do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica da Carvoeira, composta por quatro alunos, participou nesse festival, onde conseguiu alcançar um honroso terceiro lugar e assim classificar-se automaticamente para o EURCJ2018.

No EURCJ 2018 a equipa composta por Duarte Robalo, Maria Eduarda Tenório, Matilde Germano e Simão Filipe Pereira, apresentou um projeto intitulado “A árvore”, o qual abordou os incêndios que ocorreram em 2017 em Portugal. Este projeto foi desenvolvido nas aulas de enriquecimento curricular de Iniciação à Programação e Robótica e contou com a colaboração da professora titular da turma, do professor de Música e da professora de Inglês.

No EURCJ2018 esta equipa apresentou uma peça composta por três robôs, um cenário e uma dança. O trabalho apresentado pela mesma foi reconhecido pelos júris com uma menção honrosa pelo melhor espírito de equipa.

Em Itália a equipa fez-se acompanhar pelas professoras da atividade de enriquecimento curricular de Iniciação à Programação e Robótica, Filipa Rei e Helena Vaza.

Última atualização: 07.06.2018 - 15:42 horas