Empreendedorismo Social deu origem a propostas de "jovens políticos"

29.05.2015

A proposta de restauro de um edifício municipal para acolhimento de vários serviços de interesse para a população (casa-abrigo, centro de explicações e ponto de apoio para a elaboração do IRS) apresentada pela Escola de Serviços e Comércio do Oeste foi a vencedora da edição de 2015 do Jogo do Município, cuja Assembleia Final decorreu na tarde do dia 27 de maio no Edifício dos Paços do Concelho.

“Ano Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento! Empreendedorismo Social: como posso colaborar?” foi o tema da iniciativa, na qual participaram também a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e a Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares.

De referir que em março, no âmbito da mesma, cada escola participante beneficiou de uma sessão, designada de “Café Europa”, dinamizada pela Câmara Municipal e a Europe Direct, em que se abordou as temáticas da “Cidadania Europeia” e “Cooperação para o Desenvolvimento”.

Estas ações surgiram como resultado de uma parceria estabelecida com a representação da Comissão Europeia em Portugal e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, no seguimento do projeto Uma nova narrativa para a Europa.

Com estas sessões levadas a cabo com os jovens participantes no Jogo do Município pretendeu-se conduzir e estruturar um debate em torno de questões previamente preparadas e subordinadas às temáticas da “Cooperação para o Desenvolvimento” e “Futuro da Europa”, estímulo para reflexão e se possível apresentação de propostas.

Todos os contributos e balanços dessas sessões foram enviados para a representação da Comissão Europeia em Portugal.

Recorde-se que o Jogo do Município, que é uma organização da Câmara Municipal, tem início nas escolas participantes (estando aberto a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e profissional) com a simulação de um processo eleitoral que culmina na apresentação de uma proposta que é levada à Assembleia Final.

A 14.ª edição do Jogo do Município chegará ao seu término a 27 de junho com a realização de um dia de atividades lúdicas.

Refira-se que “Agricultura Familiar: opção ou solução?” foi o tema do Jogo do Município em 2014.

Última atualização: 16.04.2020 - 20:00 horas