Educação foi tema para "urban sketching" em Torres Vedras

08.10.2020

O Município voltou a associar-se às Jornadas Europeias do Património por meio do projeto “(a)Riscar o Património”.

“Educação” foi em 2020 o tema do mesmo, que é uma iniciativa da Direção-Geral do Património e da Associação Urban Sketchers Portugal, envolvendo 15 municípios portugueses, e que se traduz num encontro anual de desenho. No Concelho, a atividade anual do “(a)Riscar o Património” é organizada conjuntamente pela Câmara Municipal e pela Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Este ano a atividade deste projeto no Concelho aconteceu em Torres Vedras, no dia 26 de setembro. A mesma teve início junto ao Edifício da Câmara Municipal, onde os 20 desenhadores participantes foram acolhidos pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que efetuou uma breve abordagem à história do ensino secundário em Torres Vedras. No mesmo local, André Batista (técnico da Câmara Municipal) deu a conhecer aos participantes a história do referido edifício (que em 1921 acolheu a escola secundária municipal), as várias utilizações que apresenta e a sua relação com o desenvolvimento urbano de Torres Vedras.

O périplo prosseguiu pela Escola Básica de Torres Vedras (“escola do avião”), tendo chegado ao seu término na Escola Secundária Henriques Nogueira, cujas instalações perfazem meio século de existência.

Os desenhos que resultaram da descrita atividade serão disponibilizados à Direção-Geral do Património Cultural, podendo os mesmos vir a integrar a exposição coletiva itinerante do “(a)Riscar o Património”.

Última atualização: 14.10.2020 - 16:24 horas