ecoCampus Torres Vedras apresentado em conferência

29.06.2016

A Câmara Municipal de Torres Vedras realizou hoje, no Dolce Camporeal Lisboa, a conferência de apresentação do projeto “ecoCampus Torres Vedras - Plataforma Empresarial para a Economia Verde”.

Esta conferência teve como principal objetivo dar a conhecer esta iniciativa, que pretende transformar o melhor que Torres Vedras possui e desenvolver um pilar de modificação económica para a Economia Verde, atraindo talento empresarial que, por sua vez, ajude a criar empregos e a gerar valor económico para o município.
A missão principal do ecoCampus será criar a primeira plataforma de incubação empreendedora para a Economia Verde 4.0 em Portugal, com a intervenção e apoio diretos de reconhecidas universidades e pólos de conhecimento nacionais e internacionais.

Esta conferência contou com o discurso de abertura de Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que abordou alguns dos projetos que já se encontram em dinamização, com o intuito de obter um modelo de equilíbrio territorial, sendo eles: o Torres Inov-e, que pretende alocar empresas no centro histórico da cidade; o ecoMar, desenvolvido em parceria com o Município da Lourinhã, visando potenciar a costa atlântica; e, futuramente, o ecoCampus, que num âmbito rural pretende criar um ciclo de empresas que se dediquem à economia verde, reforçando a preocupação pelo desenvolvimento sustentável do município.

Após a abertura da sessão, seguiu-se a intervenção de Pedro Norton de Matos, fundador do GreenFest e da Commit Consulting, Partner Verde Movimento e Gingko, Advisory Board Member da Fábrica de StartUps, e professor universitário na Universidade Católica. No seu discurso elogiou o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito do empreendedorismo, da dinamização e da preocupação pela economia verde, relembrando que o poder de mudar as mentalidades está nas mãos de todos nós, sendo que o projeto ecoCampus representa um grande passo nesse sentido.

A Rui Miguel Coelho, diretor executivo do ecoCampus Torres Vedras, coube a apresentação mais técnica deste projeto. Fazendo referência a todo o trabalho já realizado, destacou que o ecoCampus nasceu de um grupo de sonhadores preocupados com a economia verde, e que através dele é possível criar emprego e riqueza para o município, sendo que os únicos requisitos para fazer parte deste projeto é possuir 3 valências: ser sonhador, fazedor e conector, ou seja, “ligar pessoas”.

A conferência encerrou com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Município de Torres Vedras, representado pelo seu presidente; a Florest – Associação dos Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura, representada por José Pereira, presidente, e Miguel Guisado, diretor; e a Sociedade de História Natural, representada por Bruno Silva, presidente da direção.

Última atualização: 30.10.2019 - 17:18 horas