E os vencedores do Orçamento Participativo são…

12.12.2015

Em mais um passo dado pelo Município na promoção da democracia participativa, o mesmo proporcionou este ano pela primeira vez um Orçamento Participativo.

Depois da apresentação e votação preliminar dos projetos nas freguesias nos meses de maio e junho, da avaliação técnica dos mesmos em julho e agosto, e da votação dos 29 escolhidos em novembro, foram anunciados, hoje, 12 de dezembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, os vencedores.

E são eles:

• “Unidade Móvel de Apoio Social em A dos Cunhados”;
  • ” Plataforma Elevatória da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol”;
  • “Casa de Sabores e Tradições da Ponte do Rol”;
  • “Juntos Salvamos + Vidas na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães”;
  • “Aquisição de Ambulância para Bombeiros Voluntários de Torres Vedras”;
  • “Equipar o edifício Amigos do Ramalhal”;
  • “Asfaltagem da estrada até ao Casal de Porto Rio, em S. Pedro da Cadeira”;
  • e “Ambulância de Socorro para a Freguesia da Silveira”.
    De referir que este último projeto foi o mais votado, com um total de 544 votos.

250 mil euros foi o montante atribuído pelo Município ao Orçamento Participativo, sendo que os projetos propostos tinham de estar alinhados com a sua estratégia de desenvolvimento, nomeadamente com os princípios emanados da Agenda 21 Local.

No final da cerimónia, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da participação ativa por parte dos torrienses e anunciou que iria propor em próxima reunião de Câmara, a execução do projeto n.º 16 - Identificação de passadeiras para invisuais e baixa visão na cidade de Torres Vedras - que, apesar de ter tido o número de votos suficientes para ser um dos vencedores desta edição, teve que ser excluído por ser o 3.º projeto vencedor na mesma freguesia, sendo que o regulamento apenas permite até 2 projetos vencedores por freguesia.

Refira-se ainda que nas sessões que decorreram nas freguesias e que contaram com a participação de mais de 650 pessoas foram apresentadas 51 propostas.

Última atualização: 13.09.2023 - 14:25 horas