COVID-19: Voluntários produzem máscaras em várias freguesias

14.04.2020

Fotografia do momento em que foi entregue material de proteção ao Lar de Santo António. Vêem-se quatro mulheres de máscara, entre elas uma funcionária do Lar que se encontra fardada e a presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Campelos e

Voluntários de várias freguesias do concelho de Torres Vedras estão a produzir máscaras para ajudar a população a enfrentar a situação de pandemia de COVID-19. Cerca de 20 voluntários da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça e 45 voluntários da União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira responderam ao apelo, encontrando-se a produzir os materiais de proteção.

Na União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça os trabalhos começaram a 22 de março. Até ao momento, 750 máscaras foram distribuídas no Lar de Santo António, na Associação de Solidariedade Social e de Socorros de Campelos, na Associação de Socorros de Outeiro da Cabeça e junto do comércio local que faz atendimento ao público. As máscaras são produzidas nas casas dos voluntários, estando a recolha e distribuição (assim como a aquisição de materiais) a cargo da Junta de Freguesia.

Além de voluntários de várias localidades e idades (que vão até aos 91 anos), a Junta de Freguesia conta com a parceria do Mercado Social de Campelos que, além de máscaras, produz fardas de proteção. Foram, até agora, distribuídas 17 fardas de proteção para o lar e para a extensão do Centro de Saúde daquela localidade.

Também na União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira a ação da Junta de Freguesia aliou-se à iniciativa de vários fregueses, que deram início à produção de máscaras. Por semana, estão a ser produzidas cerca de 1600 máscaras que, numa primeira fase, foram distribuídas junto de lares, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e forças de segurança, seguindo-se os estabelecimentos comerciais e a população que pertença a grupos de risco ou que necessite de efetuar deslocações a serviços essenciais.

Os materiais são fruto de donativos mas também do investimento da Junta de Freguesia, que também se encarrega da distribuição das máscaras. Existem quatro pontos de distribuição (em A dos Cunhados, Póvoa de Penafirme, Maceira e Sobreiro Curvo), a que se junta um contacto telefónico para esclarecimento de dúvidas sobre a obtenção das máscaras.

Publicado: 14.04.2020 - 10:49 horas