Controlo da presença de vespa asiática no Concelho

26.03.2021

Fotografia de uma armadilha pendurada numa árvore. A armadilha consiste numa garrafa de plástico com conteúdo preparado especificamente para o efeito.

Entre os meses de fevereiro e março, surgem novas colónias de vespa velutina (asiática). Com o objetivo de reduzir o aparecimento de novos ninhos primários, foram instaladas 50 armadilhas para captura de vespa asiática no concelho de Torres Vedras.

A Câmara Municipal de Torres Vedras apela à população para que não retire ou destrua estes mecanismos, que permitem controlar a presença desta espécie no território do Concelho.

A vespa asiática é considerada uma espécie invasora, com vários efeitos negativos no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores. Esta vespa é facilmente diferenciada das outras vespas europeias (à exceção da vespa crabro ou europeia), que são mais pequenas.

Trata-se de uma vespa de grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O seu corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado na face dorsal. As suas asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas. O tamanho da vespa asiática varia entre os 2,5 e os 3 cm.

Sempre que identificar um ninho de vespa asiática, não interfira com o mesmo e contacte de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (através do e-mail prociv@cm-tvedras.pt ou do número 261 320 764) ou a linha SOS Ambiente (808 200 520), comunicando a sua localização.

Última atualização: 26.03.2021 - 13:01 horas