Construção da nova Escola Básica de Póvoa de Penafirme já está em curso

30.05.2019

Fotografia do lançamento da primeira pedra da Escola Básica de Póvoa de Penafirme

Dezenas de crianças assistiram ontem, dia 29 de maio, ao lançamento da primeira pedra da futura Escola Básica de Póvoa de Penafirme. Este novo equipamento vai ter capacidade para cerca de 200 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

A cerimónia teve início com a bênção do terreno pelo reverendo diácono Horácio Félix, à qual se seguiu as intervenções do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme, do diretor do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Joaquim Pinto Gonçalves, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras afirmou estar convicto de que “a comunidade educativa torriense vai ficar mais enriquecida com este equipamento”, que se insere num “processo muito ambicioso que é termos todo o nosso território com centros educativos de última geração”.

A cerimónia prosseguiu com a assinatura da comunicação relativa à aprovação do plano de segurança e saúde, a leitura de uma carta escrita pelos alunos da atual Escola Básica de Póvoa de Penafirme e a assinatura do auto de notícia da obra, a que se seguiu o lançamento da primeira pedra da mesma.

A escola irá contar com cinco salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 130 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos.  Aos espaços de ensino irão juntar-se as seguintes valências: uma sala polivalente, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, uma copa, um refeitório, espaços de recreio coberto e descoberto e um ginásio/sala de desporto.

A construção deste novo equipamento representa um investimento total de 2.267.870 euros, tendo um custo elegível de 1.613.132,42 euros, o qual é cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A obra tem um prazo de execução de 20 meses e foi adjudica à empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho.

Publicado: 30.05.2019 - 10:10 horas