Concursos escolares premiaram prática de reciclagem

14.10.2014

Durante o ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Programa Eco-Valor, o Município e a empresa Valorsul dinamizaram dois concursos com vista à sensibilização para a separação de resíduos.

Esses concursos consistiram na recolha de embalagens de plástico e metal (ecoponto amarelo) e de papel e cartão (ecoponto azul). Os estabelecimentos de ensino que separassem mais resíduos por aluno recebiam um prémio no valor de 400 euros, atribuído pela referida empresa, que gere os resíduos sólidos urbanos do Oeste.

O concurso No amarelo é que é! consistiu na recolha de embalagens de plástico e metal nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico das freguesias de Silveira e de A dos Cunhados/Maceira, tendo participado no mesmo as escolas básicas do 1.º ciclo do Sobreiro Curvo e da Silveira e o Colégio Quinta do Mar, envolvendo 249 alunos, que recolheram um total de 3731 kg de resíduos. A Escola Básica do 1.º Ciclo do Sobreiro Curvo foi a vencedora, recolhendo 2528,5 kg, o que correspondeu a 24,08 kg por aluno.

Já o concurso No azul é cool!, que consistiu, por seu lado, na recolha de papel e cartão nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico das freguesias do Maxial e Campelos/Outeiro da Cabeça, contou com duas escolas e 98 alunos participantes, que recolheram um total de 1301 kg de resíduos. A Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Outeiro da Cabeça foi a vencedora com um total de 1221 kg de papel e cartão recolhidos, correspondendo a 16,06 kg por aluno. O Jardim de Infância da Abrunheira foi o outro estabelecimento de ensino que participou na atividade.

No dia 10 de outubro as escolas vencedoras destes concursos receberam os prémios respetivos, os quais foram entregues pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e por um elemento da empresa Valorsul.

No corrente ano letivo, destinado a todas as escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, decorrerá o concurso No Amarelo é que é! Para inscrições neste concurso e mais informações sobre o mesmo pode ser consultado este link.

Última atualização: 29.04.2020 - 17:46 horas