Clube Sénior

02.01.2018

Clube Sénior é um projeto/resposta municipal de educação não formal direcionado a munícipes com idade igual ou superior a 55 anos no âmbito do qual os participantes desenvolvem atividades formativas, lúdicas, artísticas e sociais de forma continuada.

Criado em 2007 pela Câmara Municipal em parceria com as juntas de freguesia do concelho, encontra-se implementado em dez das treze freguesias do concelho e integra cerca de 300 seniores em 15 núcleos, nomeadamente, Ramalhal, Santa Cruz, TurcifalAssentaAzenha VelhaA dos Cunhados, Sobreiro Curvo, Maceira, Outeiro da Cabeça, Carvoeira, S. Domingos de Carmões, Dois PortosMonte Redondo, Boavista-Olheiros e Matacães.

Fomentar o envelhecimento ativo; promover a participação social ativa; valorizar a importância da ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento; desenvolver competências e conhecimentos; rentabilizar espaços físicos e equipamentos existentes no concelho; e estimular a proximidade intergeracional, são os principais objetivos deste projeto que se tem vindo a assumir como uma mais-valia na melhoria da qualidade de vida dos seniores do concelho.

Das atividades que têm vindo a ser dinamizadas ao longo dos anos, no âmbito deste projeto, destacam-se: os trabalhos autobiográficos e de recolha de património imaterial; as ações de educação para a Arte; as atividades realizadas no âmbito do respetivo serviço educativo, por meio das quais os seniores têm levado histórias e memórias às escolas; a realização de ações nas áreas da música, do teatro e da dança; as sessões de esclarecimento/sensibilização sobre temas de interesse para os seniores; e a participação em diversos eventos e atividades municipais.

Câmara Municipal de Torres Vedras ou junta de freguesia da área de residência

Avenida 5 de Outubro, Torres Vedras

E-mail: rutesilva@cm-tvedras.pt

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h00 às 17h00