Cidades Educadoras nacionais encontraram-se em Torres Vedras

07.07.2021

Imagem da conferência

Torres Vedras foi o local escolhido em 2021 para a realização do Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

“Brincar na Cidade Educadora” foi o tema do evento, o qual aconteceu no dia 2 de julho, tendo o mesmo contado com cerca de 80 participantes presenciais oriundos de diversos pontos do país e sido alvo de transmissão online.

A sessão de abertura do encontro aconteceu no Teatro-Cine, levada a cabo pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que aproveitou a ocasião para dar a conhecer dois projetos educativos da entidade que dirige relacionados com a temática do evento: a remodelação dos espaços de recreio das escolas básicas com jardim de infância Padre Francisco Soares e dos Campelos de forma a potenciar a ludicidade dos mesmos, o que está a acontecer no âmbito de uma dinâmica participativa com as respetivas comunidades escolares; e a implementação da atividade de enriquecimento curricular “Um, Dó, Li, Tá”, a qual proporciona a alunos do 1.º ciclo do ensino básico a brincadeira ao ar livre de forma não estruturada.

Outros projetos do Município na área da educação foram dados a conhecer num vídeo exibido após a intervenção da presidente da Câmara Municipal, como o “Moving and Learning Outside”, o “Mini Agostinhas”, o “Biocantinas” ou o “Eu vou a pé para a Escola”.

Posteriormente, também no Teatro-Cine, decorreu a conferência “Construir a Cidade com as crianças”, a qual teve como preletores Carlos Neto (professor catedrático e investigador da Faculdade de Motricidade Humana) e Francesco Tonucci (psicopedagogo, investigador e mentor do projeto internacional “La città dei bambini”).

Em ambas as intervenções os oradores enfatizaram a ideia da premência do brincar de forma a se viver uma infância saudável, tendo Carlos Neto relembrado que é na infância que se têm as experiências essenciais para a formação da personalidade. Francesco Tonucci referiu inclusivamente que o brincar deve ser inútil e gratuito de modo a que a criança promova o seu autoconhecimento, acrescentando que as cidades necessitam de crianças a brincar no espaço público, ideia, de resto, corroborada por Carlos Neto. De referir que o conteúdo integral desta conferência, bem como o da sessão de abertura do encontro, podem ser consultados na página de Facebook da Câmara Municipal.

Já no período da tarde, no âmbito deste Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, realizou-se uma reunião geral desta rede, bem como uma reunião de um grupo de trabalho da mesma dedicado ao tema “Brincar na Cidade Educadora”, o qual é coordenado por Torres Vedras e envolve 32 municípios.

Recorde-se que a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras foi constituída em 2005, tendo o Município aderido à mesma em 2011. Esta rede é constituída por todos os municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras e que, como tal, assinaram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os princípios desta Declaração. Atualmente a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras conta com 87 membros, sendo que o Município faz parte da sua comissão coordenadora. Mais informação sobre esta rede pode ser obtida no respetivo site.

Última atualização: 09.07.2021 - 11:14 horas