Ciclo de Conferências a Oeste refletiu sobre o futuro da saúde na região

28.11.2019

Fotografia da terceira conferência do Ciclo de Conferências a  Oeste

O Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 terminou, no dia 23 de novembro, com uma conferência dedicada ao tema "A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste". O encontro do Fórum Saúde XXI reuniu 53 participantes no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, a que se seguiu a intervenção de Carlos Cruz, partner da Deloitte Portugal, que começou por fazer um enquadramento da situação atual e dos desafios da saúde e apresentou o conceito de “Smart Health City”.

Adalberto Campos Fernandes, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, apresentou uma visão estratégica de saúde para o Município de Torres Vedras. Seguindo-se um painel de discussão moderado por Paulo Teixeira, diretor geral da Pfizer Portugal, que contou com a intervenção dos três primeiros oradores.

“Oportunidades e desafios da descentralização de competências no domínio da saúde, decorrentes do DL 23/20192” foi o tema do segundo painel, moderado por Pedro Serra Pinto, membro executivo do Fórum Saúde Século XXI.

O Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 permitiu debater o impacto do Sistema Nacional de Saúde - SNS na sociedade, assim como promover a reflexão sobre expectativas, dificuldades e desafios em torno da temática da saúde, através de diferentes abordagens e contando com comunicações de vários profissionais da área.

As três conferências realizadas reuniram cerca de 180 participantes de diversas áreas, designadamente profissionais de saúde, representantes de farmácias, Instituições Particulares de Solidariedade Social, comunidade académica e escolar, empresas privadas e comunidade em geral. No âmbito do Fórum Saúde XXI, decorrem também três tertúlias "Bang Talks", reservadas a profissionais de saúde, que tiveram lugar na sala Bang Venue.

Última atualização: 28.11.2019 - 18:01 horas