Choupal (re)nasceu!

29.09.2015

O Parque do Choupal, um importante e histórico espaço público de Torres Vedras, e zona envolvente, foram requalificados.

A inauguração dessa obra, há muito ansiada, decorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em propício ambiente de início de outono – com um sol agradável mas já baixo num cenário pontuado por algumas folhas caducas que já iam caindo -, com um amplo programa de atividades levado a cabo por entidades locais, também de forma a envolver a população nessa intervenção urbana, a qual ocorreu em massa ao referido ato.

O mesmo teve início no sábado à tarde com uma atuação da banda de música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras a partir da Praça da República, a que se seguiu o baile Double U Sax (com Nanã Sousa Dias e Ricardo Branco e intervenções da Escola de Dança de Torres Vedras e da Escola de Dança MPT), atuações musicais da Vedras Band, do grupo Rufos & Roncos, da Camerata Vocal de Torres Vedras e do Coro Infantil e Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras, atuações de dança das associações Ilú e Estufa e da escola de dança Flui, o espetáculo de vídeo mapping "Miragem" (de Rui Gato, com música de Nuno Côrte-Real), uma atuação da Banda da Juventude Musical Ponterrolense (entre o Choupal e o Páteo Alfazema) e uma atuação de teatro e dança do Académico de Torres Vedras.

Paralelamente existiu ainda uma área destinada à venda de produtos locais – “Cup” (Gelados Caravela); merendeiras com chouriço e torresmos (Pãozinho da Avenida); bolachas (Onilda’s); gelado de pastel de feijão (Nutwood); doces e licores (Moinhos da Capucha); castanha assada (Cadé); e pastéis de feijão (Brasão) -, um programa com atividades pedagógicas destinadas aos mais novos e a exposição “O País dos Brinquedos”, patente no Atelier do Brinquedo (um espaço criado no âmbito desta obra).

Recorde-se que a obra de requalificação da zona do Choupal, a qual foi promovida pela Câmara Municipal e integra-se no programa Pólis, pretende criar uma nova centralidade em Torres Vedras e ser um ponto de partida para a reabilitação da zona norte da cidade.

No âmbito da mesma, o jardim do Choupal foi alvo de uma reabilitação de fundo com a modelação do respetivo terreno e a instalação de relva, de árvores, bem como de revestimento herbáceo-arbustivo, de uma cafetaria, de percursos ciclo-pedonais, de áreas de estadia e a criação de uma área de estacionamento. A fonte ornamental já anteriormente existente foi recuperada e a Vala dos Amiais reaberta e embelezada. Para além disso, este jardim dispõe de iluminação pública com tecnologia led e de um sistema de rega cuja água é proveniente de furo artesiano, constituindo-se assim como mais um espaço verde sustentável do concelho. Também neste jardim foi instalada uma escultura da autoria de Quintino Sebastião – “Sem Título”.

O Pátio Alfazema (atual Praça Dr. Alberto Manuel Avelino) foi outro espaço reabilitado no âmbito desta obra. Este conta agora com uma nova área de estacionamento e zonas de estadia, de onde arranca uma ponte pedonal e ciclável que faz a ligação ao Choupal, juntando as duas margens do Sizandro.

As margens do Sizandro na zona do Choupal foram igualmente alvo de intervenção, não só com a reformulação dos seus espaços verdes, mas também com a criação de percursos ciclo-pedonais, sendo ainda de referir a construção de um açude no leito do rio.

A praça envolvente à ermida da Igreja de Nossa Senhora do Amial foi também requalificada.

Referir ainda que junto ao parque do Choupal as estradas foram objeto de intervenção com alterações ao nível de passeios, rotundas e sinalização; e as pontes de S. Miguel e da Mentira foram arranjadas.

Venha (re)viver o Choupal!

Última atualização: 08.04.2020 - 15:39 horas