Casal de São Pedro recria primeira feira de Torres Vedras

19.06.2018

O Casal de São Pedro, em Dois Portos, foi palco de uma recriação histórica da primeira feira de Torres Vedras. A Feira do Casal de São Pedro decorreu ao longo deste sábado, 16 de junho, e assinalou os 725 anos daquela que é considerada a primeira feira de Torres Vedras e que está na génese da Feira de São Pedro.

O dia começou com uma missa em homenagem àquele santo, em Dois Portos, a que se seguiu a bênção dos animais. O evento medieval contou com várias recriações históricas ao longo do dia, interpretadas por alunos do Centro Educativo de Dois Portos e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barro Leal, assim como com grupos de música e de animação de rua.

Numa organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da União de Freguesias de Dois Portos e Runa, a Feira do Casal de São Pedro contou com a participação de 21 entidades que apresentaram petiscos, vinho, doçaria e artesanato típicos da região em bancas medievais que se espalharam pelo Casal.

Os Gaiteiros da Freiria, a Escola de Dança Flui, os ranchos folclóricos Danças e Cantares do Furadouro e Os Rurais do Furadouro, a Sociedade Filarmónica da Ribaldeira, o Coro Cant'arte da Associação Sons do Barro, Manuk, Impostoritos e Popolomondo - Associação Cultural foram os grupos de animação que integraram o programa da Feira, que terminou com um concerto e um baile medieval.

Última atualização: 11.02.2019 - 12:18 horas