01.01.2019

Casa Benjamim

A Casa Benjamim é uma empresa torriense, fundada por Sérgio Valente, que se dedica ao fabrico e comercialização de doçaria regional. Lançada no mercado em 2017, a marca de pastéis de feijão nasceu de uma conversa entre o fundador e uma prima, atual pasteleira chefe, que estava desocupada e tinha mais de 30 anos de experiência no fabrico deste doce típico de Torres Vedras.

O nome Casa Benjamim foi escolhido em homenagem a Benjamim Jorge, padrinho de Sérgio Valente, que deixou em herança o edifício onde atualmente a empresa está sediada. A loja de venda ao público, localizada nesse espaço, está decorada com uma fotografia do patriarca onde se pode ler uma frase que dizia frequentemente: “Haja alegria”.

Com apenas um ano e meio de existência, a empresa continua a aumentar as vendas e a ter cada vez mais notoriedade. Ao longo do ano passado participaram em vários programas de televisão nacionais e internacionais, nomeadamente, no “Kitchen Impossible”, um programa de culinária líder de audiências na Alemanha.

A companhia aérea TAP decidiu também apostar na marca torriense e, em 2018, passou a integrar os pastéis de feijão da Casa Benjamim na carta de refeições de bordo de voos de médio curso. Intitulada “Fresh from Portugal”, esta ementa leva o Pastel de Feijão de Torres Vedras além-fronteiras dando a conhecer a Casa Benjamim e o Concelho.

Para além dos milhares de pastéis de feijão produzidos anualmente, a Casa Benjamim confeciona também pastéis de grão, tartes de feijão e de grão, a sobremesa “Benjamim e o pé de feijão”, biscoitos e um bolo feito com os pastéis de feijão que ficam imperfeitos.

A loja de venda ao público em Torres Vedras, situada na Rua Almirante Gago Coutinho, alguns espaços comerciais do Concelho e algumas lojas em Lisboa são os locais onde podem ser adquiridos os produtos desta pastelaria. A empresa está também a trabalhar, desde novembro, com um distribuidor que opera na zona da grande Lisboa.

A marca que se afirma por valorizar os pormenores, tem uma embalagem que reflete isso mesmo, com um design original e adaptado para pessoas invisuais ou com baixa visão que inclui a designação do produto em Braille.

No futuro, a aposta passa pela comercialização de pastéis de feijão congelados. A empresa iniciou, em 2018, o processo de congelação com a ajuda de uma reconhecida marca de produtos congelados da região. Os testes e análises efetuados até ao momento foram bastantes positivos, sendo que numa mesa de provas com pastéis congelados e pastéis do dia ninguém conseguiu identificar a diferença.

O segredo da receita dos pastéis de feijão da Casa Benjamim está no respeito pelas origens e tradições deste doce típico torriense e na qualidade dos ingredientes utilizados. Para Sérgio Valente não há maior reconhecimento do que ouvir os clientes dizer: “Isto sim é um pastel de feijão como antigamente”.

Nome:

Área de atividade: Doçaria Regional