Carnaval de Torres Vedras aposta na prevenção de comportamentos de risco

20.02.2020

Prevenir comportamentos de risco durante os festejos carnavalescos é o principal objetivo das ações de sensibilização promovidas no âmbito do Carnaval de Torres Vedras 2020. Estas ações, dirigidas aos foliões que vêm até ao “Carnaval mais português de Portugal”, visam garantir que o evento decorre em segurança.

Numa parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR) - Destacamento Territorial de Torres Vedras e Polícia de Segurança Pública (PSP) foram já dinamizadas sessões em vários estabelecimentos do ensino secundário do Concelho, nomeadamente na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola Secundária Madeira Torres e Externato de Penafirme. Cerca de 1300 alunos participaram nestas sessões sobre consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, nas quais foram também transmitidas informações relevantes sobre o evento.

Durante o Carnaval de Torres Vedras, que decorre de 21 a 26 de fevereiro, serão dinamizadas ações de sensibilização promovidas pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. As ações em causa irão contemplar testes de álcool no ar expirado, distribuição de preservativos e sensibilização para os efeitos do consumo do álcool e de outras substâncias psicoativas.

Ainda neste âmbito, a campanha "100% Cool" volta a distinguir os bons exemplos na estrada durante a realização do evento. A iniciativa da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, em parceria com a GNR e a Câmara Municipal de Torres Vedras, vai premiar os condutores que apresentem zero gramas de álcool por litro de sangue.

O Carnaval de Torres Vedras associa-se também à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, através da divulgação de um vídeo de sensibilização rodoviária que aborda os perigos da condução sob o efeito de álcool.

Publicado: 20.02.2020 - 19:47 horas