Candidatura para preservação do Ruivaco-do-Oeste aprovada

06.03.2018

“Ruivaco-do-Oeste – Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” foi a candidatura apresentada pelo Município de Torres Vedras ao POSEUR.

“Ruivaco-do-Oeste – Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” foi a candidatura apresentada pelo Município de Torres Vedras ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR que foi aprovada na totalidade.

A operação tem como objetivo a promoção da gestão ativa da espécie de peixe dulçaquícola Achondrostoma occidentale, conhecido por Ruivaco-do-Oeste, e do seu ecossistema ripícola circunscrito aos rios Alcabrichel e Sizandro, através de ações que contribuem para a criação de corredores ecológicos favoráveis à movimentação da espécie.

Recuperar os ecossistemas e manter as suas funções num contexto de alterações climáticas, reduzir a degradação e destruição das galerias ripícolas em especial nas áreas mais vulneráveis e minimizar o risco de extinção da espécie foram alguns dos objetivos apresentados pela candidatura.

A operação inclui despesas relativas à requalificação biofísica e paisagística de 7 troços dos rios Alcabrichel e Sizandro que envolve a remoção de infestantes, limpezas das margens e dos leitos, consolidação e estabilização das margens, execução de açudes galgáveis, estacarias e plantações de espécies autóctones e a elaboração do Plano de Requalificação Biofísica e Paisagística para ambos os rios.

O custo total do investimento é de 183.846€. Destes, 84,9% serão comparticipados pelo Fundo de Coesão, sendo os restantes garantidos pela Câmara Municipal torriense.

Neste sentido, as ações propostas irão promover um aumento da resiliência desta espécie aos efeitos das alterações climáticas, contribuirão para a criação de corredores ecológicos favoráveis à sua movimentação ativa ou passiva e promoverão a recuperação dos seus habitats e a manutenção das suas funções num contexto de alterações climáticas.

A candidatura foi aprovada pela Comissão Diretiva do POSEUR a 15 de fevereiro, sendo que a operação irá decorrer até ao final de 2020.

Última atualização: 06.03.2018 - 12:26 horas