Câmara Municipal organizou 1.ª Semana do Turismo

10.10.2022

Imagem da sessão de abertura do primeiro dia do Fórum Turismo

O Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) foi este ano assinalado pela Câmara Municipal com uma semana de atividades relacionadas com a temática da efeméride.

Dessas atividades, saliente-se o 1.º Fórum Turismo organizado pela Câmara Municipal, o qual se realizou nos dias 3 e 4 de outubro, no Edifício dos Paços do Concelho.

No total, foram contabilizados nesta iniciativa 127 participantes, sendo de realçar a participação na mesma de alunos de estabelecimentos de ensino do Concelho com cursos de Turismo (Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Externato de Penafirme), bem como de empresários turísticos locais (dos setores de atividade do alojamento local, da restauração e da hotelaria).

Na sessão de abertura do primeiro dia desse fórum esteve presente o presidente da Entidade de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, que relembrou na sua intervenção o impacto do Turismo no desenvolvimento económico local. Pedro Machado relevou também a importância deste setor económico para o desenvolvimento sustentável, apelidando-o de “indústria do sorriso e da paz”.

Antes da intervenção de Pedro Machado usara da palavra a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que garantiu na sua alocução que é intenção desta entidade que dirige apoiar o crescimento do setor do Turismo no Concelho, um setor que está, de resto, em mutação, no sentido da Sustentabilidade. Por essa razão, segundo Laura Rodrigues, a Câmara Municipal continuará a apostar na preservação dos recursos naturais e na manutenção da autenticidade sociocultural das comunidades, sem, no entanto, descurar a inovação e o progresso. “A diversidade e a qualificação do nosso destino na dicotomia que se gera entre o rural e o urbano, o litoral e o interior, o passado e o presente, o tradicional e o inovador, constituem elementos diferenciadores ínsitos na estratégia que estamos a construir para o Turismo em Torres Vedras”, afirmou a presidente da Câmara Municipal na sua intervenção.

Na sessão de abertura do segundo dia de trabalhos do 1.º Fórum Turismo organizado pela Câmara Municipal usou da palava a vereadora do Turismo desta entidade, Dulcineia Ramos, que relembrou que o Turismo é um setor de atividade económica que trabalha com “emoções”, oferecendo “experiências”. Dulcineia Ramos relevou a multiplicidade da oferta turística do Concelho, a qual deve, segundo as suas palavras, ser integrada, por meio da elaboração de uma estratégia para o destino Torres Vedras.

Um dos painéis que constituiu o programa do 1.º Fórum Turismo organizado pela Câmara Municipal foi precisamente o relativo à apresentação pública inicial do Plano de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, o que foi efetuado por uma equipa técnica do IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (constituída por António Jorge Costa, Mónica Montenegro e Daniel Costa)

Os outros painéis da atividade estiveram a cargo de Ana Garcia (da empresa Acessible Portugal, que abordou o trabalho desta entidade e assuntos relacionados com a área de atuação da mesma), de Miguel Reis Silva (coordenador executivo do Aspiring Geoparque Oeste, que deu a conhecer este projeto), de António Marto (presidente da Associação Fórum Turismo, que abordou o trabalho desta entidade e o seu percurso profissional), de Marta Rodrigues (chefe da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, que apresentou uma comunicação que focou o caminho que o Município tem trilhado rumo à Sustentabilidade) e de elementos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (que apresentaram o programa de formação de agentes turísticos “Formação + Próxima”).

Provas de geoprodutos da região (proporcionadas em colaboração com a Associação Geoparque Oeste), uma prova de Vinhos de Torres Vedras e uma visita ao centro histórico de Torres Vedras foram os restantes momentos que constituíram o programa do 1.º Fórum Turismo organizado pela Câmara Municipal.

Foi com a primeira edição do Fórum Turismo que chegou ao fim a 1.ª Semana do Turismo organizada pela Câmara Municipal, no âmbito da qual se realizaram também: uma outra visita guiada ao centro histórico de Torres Vedras e ainda uma visita à Adega Mãe (que incluiu uma prova de vinhos); outras provas de vinhos (proporcionadas pela Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e pelo produtor João Melícias, na Azenha de Santa Cruz e no posto de turismo de Torres Vedras, respetivamente); ações no âmbito do Turismo de Natureza e Aventura (um passeio de bicicleta pela Rota do Atlântico e um percurso pedestre pela Rota dos Encantos); e, ainda, uma conversa sobre Turismo e Enoturismo, no âmbito do Clube de Leitura da Azenha de Santa Cruz.

De referir ainda que se pretende que o Fórum Turismo organizado pela Câmara Municipal seja uma atividade que tenha no futuro uma cadência anual.

Última atualização: 24.11.2022 - 12:59 horas