Câmara Municipal adere ao "Compromisso de Pagamento Pontual"

21.06.2016

Teve lugar, no dia 20 de junho, no Edifício dos Paços do Concelho, a formalização do protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), pelo qual esta primeira entidade fez a sua adesão ao“Compromisso Pagamento Pontual”, que junta já mais de 670 organizações.

Após desenvolver, no ano passado, um amplo trabalho de sensibilização para a adesão a este projeto junto dos empresários da região, o Município assumiu oficialmente este compromisso da ACEGE em parceria com a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e CGD (Caixa Geral de Depósitos), no sentido de promover o “pagamento no prazo acordado aos fornecedores”.

Este projeto surge da preocupação pelos constrangimentos causados pelo atraso nos pagamentos das empresas aos fornecedores, o que, segundo a ACEGE, impede o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, o crescimento e reconstrução da economia portuguesa. De acordo com dados recentes da AIP (Associação Industrial Portuguesa), 75% das empresas portuguesas refere ter problemas nos atrasos de pagamento, o que acaba por se transformar numa séria ameaça para a sua sobrevivência.

Quanto a este protocolo, a ACEGE refere que “o facto de uma autarquia, como é o caso da Câmara Municipal, se juntar a este ciclo virtuoso de pagamento no prazo acordado aos fornecedores é um sinal muito positivo e que pode ser estendido a muitas outras autarquias”.

Naquele ato, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, explicou que a autarquia que dirige se encontra atualmente com uma boa saúde financeira, razão pela qual assumiu o referido compromisso.

Última atualização: 30.10.2019 - 17:44 horas