Asfaltamentos | Joaquim Dias

01.06.2021

Fotografia em que se vê Joaquim Dias com a farda de trabalho municipal, numa estrada que se encontra a ser pavimentada. No fundo, vêm-se as máquinas e a restante equipa a trabalhar,

Gosto de olhar para trás e ver as coisas bem-feitas. É isso que me dá gozo.

4 de março de 1981. Joaquim Dias recorda com precisão o dia em que começou a trabalhar na Câmara Municipal de Torres Vedras, junto das obras municipais. Havia de se seguir o trabalho com uma retroescavadora e a pavimentação das estradas do concelho de Torres Vedras, que assegura há 14 anos. Aos dias de hoje, Joaquim e um colega estão à frente de uma brigada de 12 pessoas.

“Há dias em que as estradas são todas a direito. Quando há cantos, exige mais mão de obra manual. Puxa mais pelo cabedal. É o calor de cima e o calor da massa, que vem a 200 graus” explica. Ao regular os manípulos da pavimentadora, Joaquim orienta a máquina de forma a nivelar a estrada. E remata: “Gosto de trabalhar. Nasci no campo e quem nasce no campo é sempre trabalhador, não é?”

Última atualização: 01.06.2021 - 18:28 horas