Parque do Choupal

01.10.2022

Fotografia a preto e branco com a seguinte legenda:

A origem do que hoje conhecemos como Parque do Choupal remonta ao final do século XVIII. Ali se encontrava o “Bosque do Jardim” que, segundo Carlos Guardado da Silva, consistia num “intenso arvoredo de elevados choupos”.

E se a maioria daquelas árvores viria a ser cortada devido à construção das Linhas de Torres Vedras, a Câmara Municipal viria a apostar na plantação de árvores até à Ermida de Nossa Senhora do Amial em 1852.

Já no século XX, o Choupal seria transformado em parque com baloiços e bancos de jardim, a propósito da Exposição Agrícola Pecuária e Industrial. Um documentário da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema mostra a inauguração do certame a 22 de agosto de 1926, com a presença dos Ministros das Finanças e da Instrução.

Em 1975, o Choupal passa a contar com um campo de jogos e um parque infantil. No ano seguinte, passou a acolher as comemorações do Dia do Trabalhador, a 1 de maio.

Quatro décadas mais tarde, a requalificação do Choupal e da área envolvente transformou por completo aquela zona da Cidade. A obra, que integrou o Programa Polis, abrangeu uma área de 8,7 hectares.

Além da reabilitação de fundo que deu origem ao Parque do Choupal como hoje o conhecemos, a intervenção abrangeu a Praça Dr. Alberto Manuel Avelino (antigo Páteo Alfazema), as margens do Rio Sizandro na zona do Choupal, a praça envolvente à Ermida e a envolvente, como estradas, rotundas, sinalização e as pontes da Mentira e de São Miguel.

O objetivo passou por criar uma nova centralidade em Torres Vedras e ser um ponto de partida para a reabilitação da zona norte da Cidade.

Última atualização: 22.12.2022 - 15:39 horas