Alunos do Concelho participaram em atividade de ilustração científica

10.02.2022

Fotografia da saída de campo

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” continua a promover a Literacia do Oceano junto dos alunos do Concelho. No dia 27 de janeiro, decorreu a atividade “Estudos de ilustração científica – Ouriço-do-Mar”, em meio digital, dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de três escolas.

A sessão contou com a colaboração do investigador David Jacinto, que abordou o tema "Ecologia e biodiversidade do litoral rochoso de Portugal continental", e do ilustrador científico Marco Correia, que falou sobre “Desenho de campo como ferramenta de estudo e apoio à ilustração científica”.

No âmbito desta atividade, no dia 3 de fevereiro, realizou-se uma saída de campo à Praia Azul, onde os alunos ficaram a conhecer os valores naturais existentes no litoral e contactaram com a biodiversidade marinha. Os alunos adquiriram conhecimentos para desenvolver trabalhos de ilustração científica, que serão apresentados numa exposição no Centro de Educação Ambiental.

Esta atividade envolve 85 jovens e visa capacitar os alunos para novas técnicas de ilustração e sensibilizar para a importância da ilustração científica na produção e produtividade científica e na eficácia do processo de comunicação de ciência.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, financiado pelo EEA Grants através do aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano, é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral.

Sobre o EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

Última atualização: 07.04.2022 - 16:33 horas