Acordo de parceria foi assinado para a gestão de futuros alojamentos estudantis

25.02.2022

Imagem da assinatura do acordo de parceria

Alojamentos para estudantes do Politécnico de Leiria vão ser disponibilizados a breve prazo no centro histórico de Torres Vedras.

Esses alojamentos (10, no total) situar-se-ão em dois edifícios antigos, que se encontram na Rua Trás do Açougue e na Travessa Luís Cardoso, sendo que ambos estão atualmente em fase de reabilitação.

Essas obras são promovidas pela Câmara Municipal (proprietária dos referidos imóveis), representando um investimento de 361.646,16€ (o qual poderá vir a ser financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência por meio do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis).

A responsabilidade pela exploração e gestão daqueles alojamentos estudantis caberá ao Politécnico de Leiria, tendo sido assinado um acordo de parceria para o efeito, no dia 23 de fevereiro, no Edifício dos Paços do Concelho, envolvendo esta instituição de ensino e o Município.

Segundo esse documento, o acesso aos alojamentos estudantis que estão a ser criados pelo Município estará reservado a estudantes bolseiros e a estudantes deslocados (nacionais ou estrangeiros).

Na cerimónia de assinatura do acordo de parceria esteve presente o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, que afirmou na ocasião que a criação de alojamentos estudantis em Torres Vedras pelo Município representa mais um marco no que respeita à afirmação da Cidade no panorama do ensino superior. Rui Pedrosa revelou ainda o seu desejo de que o Município replique esta iniciativa no futuro, nomeadamente quando for criado em Torres Vedras um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.

A outra signatária do acordo de parceria – a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues -, relevou, por seu lado, na intervenção que proferiu na cerimónia de assinatura do mesmo, que a criação de alojamentos estudantis no centro histórico da Cidade enquadra-se em dois objetivos do Município: a atração de instituições de ensino superior para o Concelho; e o desenvolvimento e revitalização daquela zona de Torres Vedras, para o que já contribui o polo do Politécnico de Leiria que funciona no LabCenter. Laura Rodrigues referiu ainda que espera que a existência de alojamentos estudantis no centro histórico da Cidade contribua para fixar mais residentes nesta zona, especialmente mediante a reabilitação do seu edificado.

Após o término da referida cerimónia teve lugar uma visita aos espaços onde funcionarão os alojamentos estudantis que estão a ser criados pelo Município.

Última atualização: 28.02.2022 - 12:59 horas