Torres Vedras

4.º Encontro Internacional de Desenho de Rua reuniu cerca de 150 desenhadores

30.10.2018

Entre os dias 26 e 28 de outubro, decorreu em Torres Vedras o 4.º Encontro Internacional de Desenho de Rua, no âmbito da iniciativa “Arte ao Centro”. Esta edição, subordinada ao tema “A vinha e o vinho”, reuniu cerca de 150 desenhadores, vindos de Portugal, Espanha e Brasil.

No primeiro dia do encontro, os participantes percorreram as Avenidas 5 de Outubro e Tenente Valadim à descoberta do património relacionado com a produção de vinho, e visitaram o Instituo da Vinha e do Vinho e o Aqueduto de Torres Vedras. Para terminar o dia participaram ainda na atividade de desenho “No pátio há… riscos de Memória”, no  Pátio da Casinha dos Avós.

O segundo dia começou no auditório Paços do Concelho com a apresentação dos seis formadores: Rosa de Trías, Ana Luísa Frazão, Pedro Cabral, Domingos Guimarães, Vítor Mingacho e Alexandra Belo. Os desenhadores foram depois convidados a conhecer o território rural do Município, através de uma oficina de desenho na Quinta da Boa Esperança, na Zibreira. Para promover um maior contacto com a identidade e cultura torrienses o jantar realizou-se nas Tasquinhas das Festas da Cidade, onde decorreu uma atividade de desenho livre.

No último dia, os participantes foram recebidos na Casa da Ribeira, na Ribeira Maria Afonso, onde passaram a manhã a desenhar aquele conjunto urbano de grande valor patrimonial. A tarde foi dedicada à Quinta de S. José, no Carvalhal, onde para além das atividades de desenho, houve uma prova de vinhos do Vale da Capucha e um concerto de acordeão.

O 4.º Encontro Internacional de Desenho de Rua permitiu reafirmar a importância do desenho de rua como meio de dinamização do espaço público e também como forma de descentralização da cultura. Esta incitativa contribuiu ainda para promover o património cultural material e imaterial, destacando-se a paisagem rural, a vinha, o vinho, a gastronomia e as memórias que caraterizam a identidade do território do Município de Torres Vedras.

 

voltar ao topo ↑