Torres Vedras

1.º Fórum Social Intermunicipal (Torres Vedras/Lourinhã)

20.03.2006

O 1.º Fórum Social Intermunicipal (Torres Vedras/Lourinhã) realizou-se entre os dias 16 e 18 de Março, no Pavilhão da Expotorres.
Integrado no Programa "Rede Social" dos respectivos municípios, esta iniciativa constituiu-se como um local de encontro entre várias instituições (públicas, privadas e de solidariedade social), de discussão de problemáticas e de projectos locais, onde se pretendeu promover a visibilidade do trabalho desenvolvido por aquelas entidades.
Melhorar a qualidade dos serviços e respostas sociais, rentabilizar os recursos existentes, optimizar a comunicação interinstitucional e intermunicipal, incutir o sentido de cidadania participativa nos munícipes, bem como valorizar a implementação de boas práticas, foram, também, objectivos deste Fórum, que assentou em dois temas estruturais, resultantes de diagnósticos efectuados anteriormente: "Políticas de Inclusão Social" e "Inovação e Responsabilidade Social das Organizações". 
Neste âmbito, dinamizaram-se Mesas de Debate, Oficinas e Conferências, em que intervieram responsáveis de instituições locais, de organismos nacionais e técnicos da área social, que proporcionaram uma perspectiva diferente dos assuntos abordados. 
Participaram, ao todo, neste evento, cerca de 500 pessoas e 40 conferencistas.
Este foi o primeiro de muitos Fóruns Intermunicipais.