Torres Vedras

Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000

Os Municípios de Torres Vedras e da Lourinhã  apresentaram uma candidatura conjunta, designada por “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”, no âmbito do Aviso de Concurso POSEUR-15-2015-13 do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), referente ao domínio Conservação da Natureza. 

O programa de ação “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” foi composto por 16 ações, 13 da responsabilidade do Município de Torres Vedras e as restantes do Município da Lourinhã, e apostou numa intervenção integrada de informação e sensibilização junto da comunidade escolar e jovem de ambos os municípios.

A implementação da operação “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” teve um custo de investimento de 316.380,16 euros, com uma contribuição do Fundo de Coesão de 267.668,54 euros (taxa de cofinanciamento 85%).

O território de intervenção sobre o qual incidiram as temáticas desta operação correspondem à área classificada da Rede Natura 2000 dos municipios de Torres Vedras e Lourinhã.

No decorrer da execução da operação “Conhecer para Preservar| Rede Natura 2000” foram envolvidos mais de 60 estabelecimentos de ensino do concelho de Torres Vedras, que se traduz num universo de mais de 11 mil alunos abrangidos pelas diferentes ações anteriormente mencionadas. 

Foram desenvolvidos mais de dez produtos de comunicação, divulgação e sensibilização para a população escolar e restante sociedade civil, que no seu todo têm como principais objetivos dar a conhecer os valores naturais classificados da Rede Natura 2000 existentes no território do concelho de Torres Vedras, sensibilizar para a necessidade e importância da preservação dos mesmos e incutir na comunidade jovem atitudes positivas e mudança de comportamentos.

Durante os dois anos de execução da operação “Conhecer para Preservar| Rede Natura 2000”, foi percetível as mais-valias e benefícios que o projeto trouxe para a comunidade educativa de ambos os municípios envolvidos.

 

Objetivos

  • Sensibilizar a comunidade jovem e escolar para a conservação da natureza e da biodiversidade;
  • Aumentar o nível de participação ativa da comunicação jovem e escolar na proteção, restauração e utilização sustentável dos valores naturais classificados, atuando ao nível da mudança de atitudes e comportamentos individuais e coletivos;
  • Transferir conhecimento e disseminar informação para uma melhor conservação, gestão e ordenamento da biodiversidade e dos ecossistemas presentes na Rede Natura 2000;
  • Divulgar a operação e comunicar os resultados.

Ações

  1. Livro de Campo do Ambiente Litoral
  2. Livro Grande Rota da Rede Natura 2000
  3. Guia das aves da foz do rio Sizandro
  4. Exposição Itinerante Educativa e Embaixadores da Biodiversidade
  5. Projeto escolar Ruivaco do Oeste
  6. Aplicação móvel
  7. Jogos lúdico pedagógicos
  8. Remoção de espécies não autóctones com carácter invasor
  9. Plantação de flora dunar autóctone
  10. Guião Pedagógico e Visitas de Estudo
  11. Monitorização das aves na foz do rio Sizandro
  12. Ciclo de conferências
  13. Concurso inter escolas
  14. Projeto Educativo e Campanhas de Sensibilização e Ação
  15. Livro Lourinhã a Apanha Artesanal de Recursos Marinhos Costeiros no concelho
  16. Jogos didácticos - Valores Naturais do Litoral da Lourinhã

As ações 14, 15 e 16 são da responsabilidade da Câmara Municipal da Lourinhã.


voltar ao topo ↑