Torres Vedras

Festival Novas Invasões

Festival Novas Invasões

As “Novas Invasões” são um momento de confronto criativo e de afirmação de uma visão europeia baseada na diversidade e na necessidade de contacto entre povos.

Contacto ativo, colaborativo e criativo. As “Novas Invasões” contrastam com as velhas “Invasões”, mas consideram-nas como pano de fundo.

O conceito do Festival NOVAS INVASÕES baseia-se na celebração do tempo do encontro enquanto celebração do existir. Enquanto evento promove e privilegia o encontro entre pessoas de diversas e diferentes origens, celebrando:

- O tempo histórico sobre o qual assenta o seu primeiro impulso revivendo a época e o espirito que se viveu durante as Guerras Peninsulares e a construção das Linhas de Torres Vedras;

- O tempo atual - conjugando pluralidades de ideias e visões do mundo, de forma lúdica e incentivando a paixão e o êxtase pelo conhecimento de si e dos outros - abrindo espaços para as utopias e mudanças da vida em comum através das artes, da cultura, do pensamento partilhado e da convivialidade social;

No centro do Festival estará a organização de um Mercado Oitocentista, que funcionará como fundo cénico e como elemento de ligação entre o contemporâneo e o tempo passado.

O Festival contará, ainda, com diversos espetáculos diários, de diferentes domínios (teatro, dança, música, circo), de companhias provenientes de Portugal, França, Reino Unido e de um quarto convidado, o NOVO INVASOR, que nesta 1.ª edição do Festival será o Chile.
As propostas artísticas incluídas na programação estão orientadas para o conhecimento deste Novo Invasor: a sua história, as suas tradições, os seus saberes, os seus sabores, a sua contemporaneidade.

Todos os espetáculos acontecerão na rua ou ao ar livre, dispersos por 4 locais da Cidade de Torres Vedras (Parque da Horta Nova, Largo de Santo António, Castelo e ruas do Centro Histórico).

O Festival Novas Invasões é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com a parceria de várias associações culturais do Concelho de Torres Vedras.

Invada novos territórios e deixe-se invadir por novos conceitos. Renda-se!

Programa

Programa/mapa

Não existem eventos agendados