Torres Vedras

Agenda

Ballet Triádico

Reprodução em vídeo da peça de Oskar Schlemmer

Até 29 de setembro 2019

Exposição Ballet Triádico

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Com o apoio do Goethe_Institut, que coproduz esta atividade, temos a oportunidade rara de ver, em reprodução vídeo, um bailado inaugural da modernidade – o Ballet Triádico- autoria do pintor e professor da Bauhaus, Oskar Sclemmer, que citamos:

"Porquê o ballet triádico? Porque o três é um número eminentemente dominante, no qual o eu unitário e o seu oposto dualista são superados, começando então o coletivo. Depois dele vem o cinco, depois o sete, e assim por diante. O ballet deve ser entendido como uma dança da tríade, a troca do um, com o dois, com o três. Uma bailarina e dois bailarinos: doze danças e dezoito trajes. Mais além, a tríade é: forma, cor, espaço; as três dimensões do espaço: altura, profundidade e largura. As formas fundamentais: esfera, cubo e pirâmide; as cores fundamentais: vermelho, azul e amarelo. A tríade de dança, traje e música." (Oskar Schlemmer, diário, 5 de julho de 1926)

Coprodução: Goethe-Institut
Inauguração: 19h00 (30 de agosto)


Atividade Gratuita


A Alemanha e a sua cultura invadem a Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, durante os 4 dias do Festival Novas Invasões. Através de um conjunto de atividades, que incluem ateliês, dança, música e contos, dão-se a conhecer algumas das suas tradições.

Última atualização: 27.08.2019 - 16:09 horas
voltar ao topo ↑