Torres Vedras

Agenda

Jonas Runa (PT) | Space Invaders

Performance / Dança

Até 31 de agosto 2019 | 00h00 às 00h30

Dança  Space Invaders

Evento já ocorrido

Local: Largo Infante D. Henrique, Torres Vedras
Destinatários: M/6

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Jonas Runa propõe uma performance inédita, com o fato de luz 'Oumuamua, criado em colaboração com a designer de moda Alexandra Moura. O espetáculo foi concebido especificamente para o Festival Novas Invasões.
'Oumuamua é o nome do primeiro objeto interestelar detetado ao passar pelo Sistema Solar - mensageiro de um passado remoto e distante, que pôde ser alcançado pela humanidade. O viajante desafia a ordem e a regularidade das órbitas dos planetas, e do seu movimento elíptico: enquanto visitante temporário, move-se segundo trajetória fortemente hiperbólica.
Em Space Invaders, anunciam-se os limites sonoros dos confins do Cosmos, do murmúrio dos átomos ao canto longínquo de aglomerados de galáxias. O vórtice dessa energia sonora são os desejos irrealizados do caminhante, sem rumo definido, que a cada passo se deixa levar para qualquer itinerário-destino de horizontes virtuais...
O performer é o mensageiro longínquo, e propõe uma viagem sonora, lumínica e performática, desdobrando-se num fluxo de improvisações, e fundindo-se num discurso aberto em permanente ação. A performance, como o sonho, é feita de frequências energéticas que são desejos inefáveis, processo infinito de sistemas que se esgotam, dissipam ou desaparecem na entropia e se ordenam em sucessões na neguentropia; desgaste e regeneração - do inconsciente ao subconsciente.
As mil e duzentas lâmpadas LED instaladas no fato são programáveis individualmente até dezasseis milhões de cores, e organizam-se segundo vinte estruturas pré-estabelecidas. No entanto, no interior de cada uma das estruturas, existem processos aleatórios, estocásticos e caóticos, que permitem efeitos luminosos sempre diferentes.
Dança, música, performance e artes plásticas são assim congregadas num mensageiro enviado das profundezas do Universo. 

Atividade Gratuita


Lotação: 150
acesso a público com mobilidade condicionada

Além do diálogo fundamental e que serve de pano de fundo ao Festival Novas Invasões - essa relação estrutural e criativa entre um tempo histórico passado e o nosso tempo presente - a programação desta edição procura sugerir novos espaços de experiência, promovendo utopias e mudanças da vida comum, através da expressão artística, da cultura e do pensamento partilhado. Apostámos com maior extensão na partilha e na criação singular convocando o associativismo a fazer parte da construção de uma festa que marca a agenda e os processos de vida em comunidade na cidade. Propomos que espetadores e artistas se cruzem e dialoguem através da vivência dos espaços físicos e imateriais de uma cidade que se reconstrói através da festa e da comunhão. 

Ao longo dos quatro dias do festival, que tem como país convidado a Alemanha, serão apresentados dezenas de espetáculos (Dança, Teatro, Performance) e contaremos com a presença de artistas alemães, espanhóis, franceses e portugueses. Nesta edição destacamos, entre muitos outros, os espetáculos alemães: Theater Titanick, Cia. Artscenico e Photini Meletiadis; os espanhóis Cia. Holoqué e Jean Philipe Kikolas; os franceses Cie. Créature; os portugueses Jonas Runa, João Paulo Santos e PIA; as associações locais ATV, Bolha, CCC, Companhia de Música Teatral e EMERGE. 

O Novas Invasões contará, ainda, com a apresentação de várias exposições, uma mostra de cinema dedicado a realizadores alemães e um ciclo de cultura alemã, onde o visitante se poderá familiarizar com algumas tradições e costumes deste país. 

Para além da História passada ou deste tempo presente, desejamos que com o Novas Invasões se abra espaço para pensar o futuro e viver tempos tão essenciais como o tempo da imaginação ou o tempo da fantasia - outras perceções deste tempo que a todos nos é comum, o nosso tempo de existir

Última atualização: 23.08.2019 - 17:19 horas
voltar ao topo ↑