Torres Vedras

Agenda

25 de Abril: Cravos nas Armas - Democracia e Liberdade no Presente e Futuro Digital

Tertúlia

Até 24 de abril 2019 | 15h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Junta de Freguesia da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, Maxial

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Se recuássemos uns anos, antes do 25 de Abril de 1974, não reconheceríamos Portugal. A Revolução dos Cravos trouxe mudanças políticas, que se refletiram em alterações profundas na organização social e económica do país. Um ano mais tarde, os portugueses votaram pela primeira vez em liberdade, desde há muitas décadas, e a democracia estava a triunfar, instalando-se na sociedade.

A liberdade conquistada e as mudanças das mentalidades permitiram o desenvolvimento do país e a sua entrada na União Europeia. Atualmente, a história é já uma memória distante perante o presente e o futuro cada vez mais digital. O desenvolvimento tecnológico teve sem dúvidas benefícios mas também consequências, que enfrentamos no nosso quotidiano. Por isso, cada vez mais precisamos de saber lidar com as armadilhas das redes sociais, que são usadas para se aproveitarem das fragilidades da democracia e destabilizarem o indivíduo e as sociedades.

Neste sentido, pretende-se abordar as transformações na sociedade portuguesa, ancorada na liberdade conquistada no 25 de Abril, os desafios da democracia no presente e futuro digital, e de que forma o cidadão tem o poder de defender os valores pelos quais os seus antepassados lutaram.

Dinamizadora: Corina Lozovan


Atividade Gratuita


Última atualização: 22.04.2019 - 18:21 horas
voltar ao topo ↑