Torres Vedras

Agenda

O Cerco das Trevas

Lançamento da obra de Josué Diniz, comentários de Jorge Ponce e debate mediado por Nozes Pires

Até 24 de abril 2019 | 19h00

Leitura O Cerco das Trevas

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

No Brasil, a década de 60 foi marcada pela política fundada na ideologia capitalista de expansão económica e militar dos Estados Unidos. Período em que as instituições democráticas, as liberdades individuais e coletivas foram profundamente desrespeitadas. Os direitos do cidadão e dos trabalhadores foram violentados e extintos. Naqueles anos, por todo o mundo, eclodiram movimentos contracultura que contestaram os valores e os costumes sociais em plena decadência. Os interesses do EUA subvencionaram a implantação da censura, da repressão e da violência sistematicamente perpetradas pelos estados autoritários que tomaram o poder. Ditaduras apoiadas pelas elites e pela classe média com grandes espectativas de ascenção, tornando-se responsáveis por prisões arbitrárias, torturas, desaparecimentos e assassinatos dos agentes sociais que se organizavam com o propósito de uma radical transformação ética e política da vida no planeta.

Josué Diniz, no seu livro O Cerco das Trevas faz um relato emocionado dos fatos que marcaram a sua participação no movimento estudantil no Rio de Janeiro, exatamente no ano mais crítico da violência repressiva da ditadura. Com esta publicação da Editora Chiado estamos convocados a pensar os modos com que a juventude se coloca diante dos desafios deste momento, neste lugar do mundo. 

Josué Diniz
Josué Diniz, licenciado em Ciências Sociais e História, é também autor do livro Borel – O Morro dos Espíritos e da peça de teatro Escola, Ordem e Progresso. Atualmente reside em Torres Vedras, tem viajado pela América Latina, Europa e India, observando diferentes culturas, dando desdobramentos à sua pesquisa no campo da filosofia oriental.

Jorge Ponce
Jorge Ponce também participou do movimento estudantil no Brasil nos anos 60, há quase de 25 anos vive em Torres Vedras. Atualmente, como artista plástico é membro da comissão instaladora da Universidade Popular de Torres Vedras.

Nozes Pires
Nozes Pires, mestrado em filosofia, reside em Torres Vedras onde lecionou no ensino secundário, atualmente preside a comissão instaladora da Universidade Popular de Torres Vedras.


Atividade Gratuita


Última atualização: 18.03.2019 - 16:22 horas
voltar ao topo ↑