Torres Vedras

Agenda

Carnaval de Torres Vedras por Eduardo Gageiro

Até 17 de março 2019

Exposição Imagem do rei e da rainha a acenar em cima do carros real

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Em 2018, as gentes que dão forma ao Carnaval de Torres Vedras foram alvo da lente de Eduardo Gageiro. Seis dias e cinco noites em que o "fotógrafo do mundo" entrou no ritmo daquele que dizem ser o Carnaval "mais português de Portugal", captando homens de peruca, meias de renda e vestido curto que retocam a sua maquilhagem, crianças que correm atrás dos tradicionais cabeçudos e tantos outros mascarados que dançam ao som dos Zés Pereiras. Sob o tema "Mares e Oceanos", a edição de 2018 assumiu, ainda, um compromisso com o ambiente, sensibilizando para a importância da sua preservação e alertando para a poluição que afeta os oceanos.

Carnaval de Torres Vedras por Eduardo Gageiro conta uma história que tem início na manhã de sexta-feira, com milhares de crianças a desfilarem pelas ruas do centro da Cidade, conhece o seu apogeu na terça-feira de Carnaval e termina quando o boneco é queimado e o entrudo enterrado. A noite deixa de ser escura para se encher do brilho do fogo de artifício. Há que esperar pelo próximo ano.

Esta não foi a primeira vez que as objetivas de Eduardo Gageiro, um dos maiores fotógrafos portugueses a nível nacional e internacional, se focaram em Torres Vedras. Viagem no Centro Histórico e Viagem no Alfazema e Choupal são os dois livros do fotógrafo que retratam com mestria aquelas zonas da cidade.

Há muito que o Carnaval de Torres Vedras é mais do que apenas uma festa. O seu impacto social é inegável, assumindo-se como uma verdadeira catarse coletiva não só para os torrienses, mas para os milhares de pessoas que passam pela Cidade ao longo dos dias em que a sua chave é entregue ao Rei e à Rainha, dois homens, dando corpo ao que já constitui uma tradição secular.   

Nada melhor que, neste ano de 2019, e de acordo com o tema "Made In Portugal", prestar a devida homenagem a um dos maiores fotógrafos portugueses e mundiais, o Mestre Eduardo Gageiro, e ter o privilégio de ver, através da "sua lente", uma manifestação cultural portadora de uma singularidade ímpar. Mergulhemos em cada registo como numa rua impregnada de folia!

A exposição que agora se inaugura, também acompanhada de livro, é o resultado do olhar do mestre Gageiro, durante o Carnaval de Torres Vedras 2018. 

Inauguração: 21h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 18.02.2019 - 16:59 horas
voltar ao topo ↑