Torres Vedras

Agenda

Brincar de Rua

Inscrições para Voluntários

Até 31 de agosto 2018

Mais

Evento já ocorrido

As crianças de Torres Vedras vão poder voltar a brincar na rua, em segurança!

Já reparou que os hábitos e o estilos de vida das crianças estão-se a tornar muito diferentes do que você viveu quando era criança? Cada vez mais tempo de estudo, atividades organizadas ou em frente ao telemóvel, computador e televisão; cada vez menos tempo livre e ao ar livre.
Os cientistas estão a ficar preocupados com este facto, porque esta mudança está a começar a afetar a saúde das nossas crianças (por exemplo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, em Portugal, um terço das crianças têm excesso de peso) e também as suas competências pessoais e sociais (como ser capaz de tomar iniciativa, lidar com frustração ou resolver um problema ou conflito). Para que tenha um termo de comparação, sabia que a maioria das crianças portuguesas tem menos tempo livre, ao ar livre do que um prisioneiro? Todos somos responsáveis por isto; e é por tudo isto que a Ludotempo, uma associação sem fins lucrativos sediada em Leiria, projetou e está agora a implementar uma solução integrada que vai ajudar a criar Grupos Comunitários de Brincar, onde as crianças podem brincar livremente, na rua, em segurança. A iniciativa está agora a chegar a Torres Vedras, em parceria com a Câmara Municipal.

O programa está à procura de voluntários para iniciar o primeiro Grupo Comunitário de Brincar da Cidade de Torres Vedras e as inscrições podem ser feitas online.

Como funciona?
Quer seja um voluntário ou um pai que quer inscrever o seu filho, há que aceder e registar-se em www.brincarderua.pt. Os candidatos a voluntários terão que passar por um processo de seleção e os que forem aprovados terão que completar um programa de formação. Depois disso, a associação, em parceria local com a Câmara Municipal de Torres Vedras, tratará dos processos burocráticos, juntando os voluntários com as famílias do seu bairro, para assim se criarem os Grupos Comunitários de Brincar.
Cada grupo tem um máximo de 15 crianças, com 4 a 12 anos de idade, que se reúnem sempre no mesmo local, pelo menos uma vez por semana (em horário a combinar), sempre supervisionados por, no mínimo, dois monitores acreditados.

O projeto
O projeto foi lançado em Leiria há cerca de um ano e meio, onde funcionam quatro Grupos Comunitários de Brincar, com grande adesão. Já recebeu 2 distinções nacionais (10 finalistas no Programa FAZ IOP da Fundação Calouste Gulbenkian e Big Smart Cities) e uma internacional (12 melhores projetos mundiais, apoiados pela UEFA Foundation for Children). Foi reconhecido recentemente pelo Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (Governo de Portugal) como iniciativa de refência a nível nacional.

O Brincar de Rua está já a fazer a diferença na vida de muitas crianças e comunidades que se agregaram em torno desta causa comum: promover estilos de vida saudáveis, comunidades mais coesas e crianças mais felizes e capazes de enfrentar os desafios do seu futuro!
Porque Brincar… Brincar é na Rua!

Inscreva-se!


Atividade Gratuita


Última atualização: 18.07.2018 - 16:23 horas
voltar ao topo ↑