Torres Vedras

Agenda

Divorciam-se os pais, não as crianças!

Debate | "Conversas com Pais"

Até 25 de maio 2018 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, encarregados de educação e comunidade educativa

O ponto de partida neste debate é consciencializar os adultos que deixarão de viver como um casal conjugal e que passarão a ser um “casal parental”. Esta consciência adquire-se aplicando algumas metodologias, testadas, que têm por objetivo mudar o comportamento das famílias das crianças, muitas vezes, recorrendo a equipas de profissionais de diversas áreas (psicologia, mediação, terapeutas, psiquiatras, entre outros).
Na próxima sessão de "Conversa com Pais", serão dadas a conhecer as razões pelas quais se intervém em prol das crianças desprotegidas e quais os modelos práticos usados recorrendo a exemplos de casos concretos.

Orador convidado: Joaquim Silva
Juiz de direito desde 1999 e desde setembro de 2005 na área especializada de Família e Menores. Colocado desde 1 de janeiro de 2017 no Juízo de Família e Menores de Mafra, Comarca de Lisboa Oeste. Licenciado em Filosofia (1981-1985). Licenciado em Direito (1991-1996). Mestre em Ciência Jurídicas-Civilísticas. Dissertação: A Família das Crianças da Separação dos Pais: A Guarda Compartilhada, o Conflito e o Abandono Parental. Doutorando, investigação para dispensa da parte curricular, com a tese “Justiça Restaurativa na Jurisdição de Família e Crianças”.
Autor de vários artigos da área da temática das crianças e do livro "A família das Crianças na Separação dos pais: A Guarda Compartilhada. Lisboa: Petrony", 2016
Orador nos últimos 6 anos em conferências, particularmente nas áreas Tutelar Educativa, Promoção e Proteção e das Responsabilidades Parentais, designadamente sobre a guarda compartilhada.
Coorganizador e palestrante no I Congresso de Justiça Restaurativa de Família e Menores realizado no Palácio Nacional de Mafra em 2017.

Info: www.educacaotorresvedras.com educacao@cm-tvedras.pt
Orador Convidado: Joaquim Silva


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 25.05.2018 - 09:40 horas
voltar ao topo ↑