Torres Vedras

Agenda

Livro Livre

Um projeto pedagógico para refletir sobre a liberdade e a democracia

Até 31 de maio 2018

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O “Livro Livre” é um projeto criado por Francisco Bairrão Ruivo (historiador), Danuta Wojciechowska (ilustradora) e Joana Paz, que consiste na edição de um livro intitulado “ Livro livre” que pressupõe a construção de diversas narrativas que focam a democracia e os direitos e liberdades fundamentais como principal “herança de Abril”. Pretende-se, assim, lançar desafios de caráter criativo para incentivar os jovens, nascidos muito depois de 1974, já num espaço de liberdade, democracia e direitos adquiridos, a pesquisar sobre o assunto e recolher testemunhos reais, colecionando-os no próprio livro. Desta forma serão por pleno direito co-autores do mesmo, proporcionando-se uma oportunidade ímpar de sensibilização para perceberem que o 25 de abril foi uma conquista dos seus pais e avós, fazendo parte de um momento recente da nossa história coletiva.

Várias turmas das Escolas Básicas do Maxial e de Campelos agarraram o desafio e desenvolveram este projeto em articulação com a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar.

Cada aluno registou acontecimentos, contados por parentes ou amigos que viveram e lembram o que se passou durante o 25 de abril de 1974 e imortalizar esses acontecimentos escrevendo-os, acompanhados por desenhos ou fotografias. Cada livro será personalizado para se tornar um exemplar único e especial para cada um dos jovens escritores.

Esta exposição apresenta o LIVRO LIVRE e sugestões para o trabalhar, mostrando obras que resultaram da investigação e reflexão dos jovens leitores que, ao desenvolverem o livro, se tornaram, também, seus coautores.

 

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 16.04.2018 - 09:40 horas
voltar ao topo ↑