Torres Vedras

Agenda

Apresentação do livro “ O socialismo e o PS em Portugal “ de Fernando Pereira Marques

Até 7 de abril 2018 | 18h30

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Sala de Adultos da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Sinopse do livro

Apesar da incipiente industrialização, as ideias socialistas chegaram ao nosso país nos anos 50 do século XIX quando ainda se viviam as sequelas da Patuleia, guerra civil que contribuiu para abalar os alicerces da monarquia. Viriam a surgir, assim, as primeiras associações visando “os melhoramentos das classes laboriosas”, os primeiros periódicos e textos doutrinários. Em 1875, mesmo antes de que isso acontecesse noutros países mais desenvolvidos, foi fundado o Partido Socialista. Figuras como Antero de Quental e José Fontana fariam com que o socialismo entre nós tivesse, desde logo, características muito especiais no que concerne à sua componente libertária e ética. Isto não impediria que também aqui se repercutissem as divisões programáticas em curso no resto da Europa o que, no contexto da sociedade portuguesa, ajudaria à hegemonia das ideias republicanas e do anarco-sindicalismo no movimento operário. Durante a I República os socialistas tiveram expressão modesta a nível sindical e parlamentar, apesar de chegarem a estar presentes em governos e terem contribuído para reformas significativas.

 Não admira, pois, que durante o Estado Novo o socialismo se tivesse amalgamado com a oposição democrática republicana, apesar de sempre existirem tentativas no sentido de afirmar a sua identidade. Até que, em 1964, Mário Soares, Tito de Morais, Ramos da Costa, entre outros, criaram a Acção Socialista Portuguesa, embrião do actual Partido Socialista fundado em 1973. Este, após o derrube da ditadura a 25 de Abril de 1974, tornar-se-ia a força decisiva para a construção do Portugal democrático dos dias de hoje e continua a desempenhar o papel fulcral que é conhecido. Recorrendo a vários autores de diversas formações académicas, pretende-se com este livro recordar o passado do socialismo português, para melhor analisar o seu presente e perspectivar o futuro.

 Participam nesta edição: Ângela Montalvão Machado; António Campos; Antonio Muñoz Sánchez; António Reis; Fernando Pereira Marques (coordenador); Joaquim Palminha Silva; Paulo Ferreira da Cunha; Miguel Coelho; Nuno Miguel Jesus.

 

Dados Biográficos 

Fernando Alberto Pereira Marques , nascido 16 de abril de 1948.  Professor Universitário. 

Cargos que desempenha: 

  Coordenador-adjunto

  Membro do Conselho Diretivo

  Diretor-adjunto da revista a "Finisterra" 

Cargos exercidos: 

  Membro do Conselho de Informação para a Imprensa

  Dirigente Partidário

Obras Publicadas: 

  "Contrapoder e revolução" 

  "Exercito e Sociedade em Portugal" 

  "Um Golpe de Estado -Contributos - Estudo da Questão Militar" 

  "O elogia da enquietude" 

  "A outra guerra" 

 

Títulos académicos e científicos 

DOCTORAT D'ETAT EM SOCIOLOGIA (UNIV. DE AMIENS - FRANÇA) 

DIPLOMA DA ECOLE DES HAUTES ETUDES EN CIENCES SOCIALES 

 

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 14.03.2018 - 18:02 horas
voltar ao topo ↑