Torres Vedras

Agenda

Inauguração do Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras | Forte de S. Vicente

Até 1 de julho 2017 | 16h30

Evento

Evento já ocorrido

Local: Capela de S. Vicente, Forte de S. Vicente, Torres Vedras

A Capela de S. Vicente, que deu nome ao forte, foi requalificada para albergar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras | Forte de S. Vicente

O objetivo do centro é proporcionar ferramentas ao visitante para a compreensão do papel fulcral das Linhas de Torres, em 1810, para a vitória anglo-lusa através de novas abordagens sobre a temática que permitirão uma maior fruição do património, graças à interpretação “in situ”.

O percurso expositivo terá início na exibição de um filme/documentário, no auditório, que dará um enquadramento histórico da época, destacando-se a 3.ª invasão ao território português, comandada pelo general Massena, o exílio da população (devido à imposição da política de terra queimada) e o sistema defensivo a norte de Lisboa, que protegia o acesso à capital.

O espaço da nave e capela-mor está reservado aos núcleos expositivos que contará com algumas peças museológicas, infografias, maquetas, recursos áudio, audiovisual e multimédia.

O espaço exterior da capela (ruína) pretende preservar a memória do lugar, contando a história da capela ao longo dos tempos.

Este espaço expositivo, em Torres Vedras, que se localiza numa das principais estruturas militares do sistema defensivo, integra a rede de centros interpretativos da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT): Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Mafra, Loures e Vila Franca de Xira.

Venha conhecer um pouco mais da nossa História!


Atividade Gratuita


Última atualização: 06.06.2017 - 12:48 horas
voltar ao topo ↑