Torres Vedras

Agenda

D. João Evangelista de Lima Vidal

Apresentação da obra de António Manuel de Sousa Bernardes

Até 5 de março 2016 | 15h30

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Auditório Municipal

O propósito deste estudo é descobrir e analisar, no conjunto da obra literária de LIMA VIDAL, um vivo manancial de ideias; uma verdadeira fonte de diretrizes morais, religiosas, políticas e sociais; por fim, salientar aspetos de saboroso”alimento”, pronto a saciar, aqui e além a emoção estética do Leitor.

Nascido, em Aveiro, a 2 de abril de 1874, a vida apostólica de D. João Evangelista levou-o, de início, até às quentes paragens de Angola, apresentando-se em Luanda, a 17-08-1900, com o título de “Bispo de Angola e Congo”.  Dali, passa a Vigário - Geral. A 09-12-1915, designado “Arcebispo de Mitilene” por D. António Mendes Belo, então Cardeal Patriarca de Lisboa, tomando posse daquele cargo a 17-01-1917.
Deste seu coadjutorado, saliente-se o facto de as Vigararias de Torres Vedras, Setúbal, Mafra e Peniche o haverem tido como Visitador apostólico.
Deixando Lisboa vem a ser, em 23-05-1922, o 1º bispo da diocese de Vila Real.  Colaborando na reconstituição da Diocese de Aveiro, torna-se pastor desde 11-12-1938.

 

Biografia do Autor
António Manuel de Sousa Bernardes nasceu no lugar do Peso, no Concelho de Caldas da Rainha, a 21 de Maio de 1935.
Em 1972, licenciou-se em Filologia Românica, pela Universidade [Clássica] de Lisboa, com Tese (ora publicada) sobre “D. JOÃOEVANGELISTA DE LIMA VIDAL - Um Escritor do Nosso Tempo (...)”. Neste mesmo ano lettivo, após ter concluído o Curso de Ciências Pedagógicas, foi colocado no Liceu Nacional de Leiria, como Professor Estagiário do 8º Grupo, em consequência do que se efetivou no Liceu Nacional de Torres Vedras, do qual foi Vice-Reitor.
Em 1976, foi nomeado Leitor de Português, pelo Instituto de Alta Cultura, para a Universidade de Clermont - Ferrand II (França), onde lecionou durante dez anos.
Em 1988, na supradita Universidade, obteve o grau de Doutor de Estado em Literatura Francesa, com a menção de “Très Honorable” (a mais elevada então atribuída pelas Universidades francesas), tendo a sua Tese de Doutoramento versado sobre “MÉMOIRES ET ANECDOTES DE LA COUR DE FRANCE (...)”, da autoria de José da Cunha Brochado.
Entre 1988 / 1990, teve a seu cargo a orientação pedagógica dos Professores do Ensino Básico de Português, junto do Consulado-Geral de Portugal em Lyon e do Consulado de Portugal em Reims.
Em 1993, recebeu, do Instituto Camões, nova nomeação de Leitor de Português para a Universidade de Grenoble III, função que exerceu até fim de 1999. Durante este período de tempo, foi-lhe conferido o título de Maître de Conférences, isto é: aquele que antecede imediatamente o de Professeur (em Portugal, Professor catedrático, numa Universidade).

Outras publicações do autor:
ESTEREOPOEMAS (poesia), 1910, Várzea da Rainha (Óbidos).
ALMEIDA & COMPANHIA (romance), 1910, ibidem ( ‘’ ).
25 “MOSAICOS” (CONTOS E NÃO SÓ), 1912, ibidem ( ‘’ ).


Atividade Gratuita


Última atualização: 17.02.2016 - 17:20 horas
voltar ao topo ↑