Torres Vedras

Agenda

Real Filharmonía de Galicia

Concerto Temporada Darcos 2016

Até 16 de janeiro 2016 | 21h30

Música TEMPORADA DARCOS 2016

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Celebrando os 75 anos de vida de António Victorino D’Almeida, um dos mais proeminentes compositores portugueses, para além de grande divulgador, escritor, cineasta, e outros tantos ofícios, a Temporada Darcos 2016 encomendou ao criador uma obra sinfónica cuja estreia absoluta será interpretada pela Real Filharmonía de Galicia, de Santiago de Compostela. Esta prestigiada orquestra espanhola, que se apresentará pela primeira vez em Lisboa e Torres Vedras, interpretará também obras de Mozart, Rossini e Brahms, e acompanhará o baixo italiano, Nicola Ulivieri, numa seleção das mais famosas árias daqueles compositores.
Nicola Ulivieri canta regularmente nos mais importantes palcos de ópera de todo o mundo, tendo ganho vários prémios líricos, e trabalhado com os mais prestigiados maestros.
O concerto terá direção musical de Nuno Côrte-Real. 

Programa

G.Rossini (1792-1862)
Abertura da ópera “La Gazza Ladra”

A. Victorino D’Almeida (1940-)
Ondas do mar de Vigo – estreia absoluta
Encomenda Temporada Darcos

J. Brahms (1833-1897)
Danças Húngaras nº5 e 6

pausa

W. A. Mozart (1756-1791)
Abertura da ópera “A Flauta Mágica”

G. Verdi (1813-1901)
Ária “Ella giammai m’amò” (Don Carlo)

G. Rossini (1792-1868)
Ária “La calunnia è un venticello” (O Barbeiro de Sevilha)

W. A. Mozart (1756-1791)
Ária "Aprite un po' quegli occhi" (As Bodas de Fígaro)

Nicola Ulivieri, baixo
Nuno Côrte-Real, direção musical
REAL FILHARMONIA DE GALICIA

 

 


Preço: 5
Comprar Bilhetes
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


A Temporada Darcos 2016, na sua nona edição, apresentará nas cidades de Torres Vedras, Lisboa e Almada, nove programas entre concertos sinfónicos, vocais e de câmara.
Em parceria com o Centro Cultural de Belém, as orquestras espanholas Real Filharmonía de Galiza e Orquesta Ciudad de Granada, apresentam-se pela primeira vez em Lisboa e Torres Vedras, onde interpretarão dois programas contrastantes, com direção musical de Nuno Côrte-Real; nestes dois concertos, que terão lugar respetivamente em Janeiro e Outubro, serão ainda solistas o baixo Nicola Ulivieri (interpretando árias de Mozart, Verdi e Rossini), o violinista Massimo Spadano (interpretando o concerto de Schumann), e o soprano Dora Rodrigues (na estreia da versão orquestral do ciclo “Livro de Florbela”, de Côrte-Real). Nota importante é a homenagem da Temporada Darcos ao compositor António Vitorino D’Almeida, celebrando os seus 75 anos com a estreia absoluta pela Real Filharmonía de Galiza, da obra sinfónica “Ondas do mar de Vigo”, encomenda da Temporada Darcos.
De destacar ainda o convite ao aclamado pianista António Rosado, na interpretação do Concerto para Violino, Piano e Quarteto de Cordas, de Chausson, conjuntamente com Massimo Spadano e o Ensemble Darcos. O Ensemble Darcos prosseguirá a sua atividade de excelência, interpretando as mais importantes obras de câmara da história da música ocidental, assim como a estreia absoluta do ciclo para coro e ensemble, Novíssimo Cancioneiro – livro segundo, de Côrte-Real, dedicado ao Cante e aos cantares de Serpa. De destacar, por último, a apresentação da ópera Hansel & Gretel, de E. Humperdinck, numa versão portuguesa de Alexandre Delgado, com encenação de Mário João Alves.

A Temporada Darcos 2016, tem o apoio institucional da  Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal Joaquim Benite, RDP-Antena 2, Direção Geral das Artes/Secretaria Estado da Cultura e Embaixada de Espanha.

Programa

Última atualização: 07.01.2016 - 17:59 horas
voltar ao topo ↑