Torres Vedras

Agenda

Como as Cerejas

Exposição de Ilustração

Até 31 de dezembro 2015

Exposição Como as Cerejas - Exposição

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Exposição de Ilustração/ coletiva de 25 ilustradores portugueses comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe.

Se as palavras são como as cerejas os bons livros para a infância também, por isso a escolha do título “Como as cerejas” para uma exposição de ilustração que nos torna insaciáveis, ávidos de ver e rever os 25 autores portugueses que representam o que de mais notável se tem feito em Portugal nas duas últimas décadas.  

Entre os autores escolhidos, numa selecção de Ju Godinho e Eduardo Filipe, comissários da Bienal Ilustrarte, contam-se vários ilustradores galardoados com o Prémio Nacional de Ilustração e com vários títulos publicados, como Danuta Wojciechowska, Cristina Valadas, Marta Torrão, Teresa Lima, André Letria e Yara Kono, premiada em 2010.

Yara Kono integra o coletivo da editora Planeta Tangerina, do qual fazem parte ainda os ilustradores Bernardo Carvalho e Madalena Matoso, também distinguidos com aquele prémio e selecionados para Bolonha. Há ainda novos ilustradores, como Catarina Sobral, que se estreou em 2011 com o livro “Greve”, Inês Oliveira e Ana Biscaia.

Henrique Cayatte e João Vaz de Carvalho, cujo trabalho se estende ao design e à pintura, José Miguel Ribeiro, premiado realizador de cinema de animação — e com obra publicada também na ilustração para a infância — são três outros nomes que se destacam na selecção. A eles juntam-se Gémeo Luís, selecionado para “Como as Cerejas” e também para a mostra anual internacional da feira de Bolonha, Afonso Cruz, que viu o livro “A Contradição Humana” receber vários prémios em 2011, Ana Ventura, ilustradora que teve duas mostras no ano passado naquela cidade italiana, e Marta Madureira, que tem divulgado o trabalho na ilustração pela editora Tcharan.

“São autores consagrados, premiados, históricos, mas também ilustradores muito recentes”, disse Eduardo Filipe à agência Lusa. André da Loba, Gonçalo Viana e João Fazenda, cujo trabalho se divide entre a ilustração para a infância e o desenho de imprensa, em particular em publicações internacionais, Tiago Albuquerque, Alex Gozblau, Fátima Afonso e José Manuel Saraiva completam a lista dos 25 ilustradores.

Esta exposição foi concebida para ser apresentada na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália em 2012, quando Portugal foi país convidado de honra. Posteriormente foi exibida na Feira Internacional do Livro de Bogotá – 2013 e no Centro Cultural de Belém, em 2014.

Ilustradores: Afonso Cruz, Alex Gozblau, Ana Biscaia, Ana Ventura, André da Loba, André Letria, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral, Cristina Valadas, Danuta Wojciechowska, Fátima Afonso, Gémeo Luís, Gonçalo Viana, Henrique Cayatte, Inês Oliveira, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, José Manuel Saraiva, José Miguel Ribeiro, Madalena Matoso, Marta Madureira, Marta Torrão, Teresa Lima, Tiago Albuquerque e Yara Kono.
Comissários: Ju Godinho & Eduardo Filipe.
Projeto Expositivo: Pedro Cabrito e Isabel Diniz, Arquitetos.
Design Gráfico: Silva Designers!
Produção: VerPraLer
Construção: Eurostand

 

Inauguração: 17 de setembro, às 18h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 17.09.2015 - 09:33 horas
voltar ao topo ↑